Festival pedagógico da Arte Capoeira encerrou com grande aulão na Avenida Paraná
O Mercado Público Barrageiro foi palco, na sexta (01) e sábado (02), do Festival Pedagógico da Arte Capoeira, uma celebração aberta a toda a comunidade. O evento reuniu cerca de 700 capoeiristas de Foz do Iguaçu e região, em uma programação que destaca a capoeira como expressão cultural, educativa e de pertencimento.
Além dos capoeiristas, o evento contou com a participação de estudantes de dez escolas municipais que integram o projeto Foz Fazendo Arte, iniciativa da Fundação Cultural que utiliza a arte como ferramenta de inclusão e valorização cultural. O evento foi promovido pela Associação Marbin em parceria com a Abadá Capoeira, com apoio do Mercado Barrageiro.
Um dos momentos mais aguardados foi a realização da Troca de Corda no sábado (2), momento simbólico que representa a evolução de cada praticante dentro da arte. No domingo (3), com o sol abençoando o dia, o Festival teve seu encerramento com um grande aulão realizado na Avenida Paraná.
Para o professor Marcão, organizador do evento, realizar o Festival em um espaço como o Barrageiro amplia o alcance da capoeira e fortalece seu papel histórico e cultural. “É importante ocuparmos esse espaço público com atividades que fomentam a cultura, que aproximam a comunidade e dão visibilidade ao trabalho com crianças e famílias. A capoeira é um símbolo de resistência e pertencimento”, afirma.
Yuri Benites, diretor de Turismo do Itaipu Parquetec — instituição que faz a gestão do Mercado —, destaca que eventos como esse reafirmam o caráter multicultural do espaço, que vem se consolidando como ponto de encontro para turistas, moradores e artistas da cidade. “Essas ações promovem a diversidade, aproximam saberes e tornam o Mercado ainda mais vivo e representativo da nossa identidade cultural.”
Tendo à frente da organização os professores arte educadores Marcão e Max, supervisão do Periquito Verde e coordenação do Mestre Morcego e do Mestrando Bode, o Festival Pedagógico da Arte Capoeira contou com o importante apoio da Prefeitura de Foz do Iguaçu, Fundação Cultural, Foz Fazendo Arte, Mercado Público Barrageiro, Big Pastel, Tech Fitness, Checon Terraplanagem, Marbin Training, Muffato e UDC Educação.
Para maiores informações e como apoiar a associação, envie whats para (45) 9821-7690