Coordenadores dos Centros de Convivência participam de formação para início das aulas de Punhobol

A história do esporte, o jogo e as regras do Punhobol – esporte coletivo semelhante ao voleibol – foram repassadas na segunda-feira (03) pela Federação Paranaense de Punhobol aos coordenadores e professores de educação física dos seis centros de convivência escola bairro de Foz do Iguaçu.

A capacitação aconteceu no Centro de Convivência Érico Veríssimo, no Jardim São Paulo, e marcou o início de um projeto piloto desenvolvido em parceria pela Federação Paranaense de Punhobol, Itaipu Binacional e Secretaria Municipal da Educação.

A partir da formação dos professores, que seguirá ao longo da semana, as aulas começarão a ser ofertadas para alunos dos 3º aos 5º anos que frequentam os centros de convivência no contraturno escolar.

“Escolhemos Foz do Iguaçu porque sabemos do apoio que a Prefeitura tem dado ao esporte e a excelência do ensino que a cidade proporciona. Por apresentar todas as condições apropriadas, sabemos que teremos sucesso no desenvolvimento do projeto”, afirmou o presidente da Federação, José Roberto Vinharski. Segundo ele, o projeto também é desenvolvido em 20 escolas de Curitiba e 14 escolas de Londrina.

Para o desenvolvimento das aulas, também serão fornecidas bolas, camisetas, fitas e livros sobre as regras do esporte. Ao final do ano, a ideia é promover um grande festival com competições entre os seis centros de convivência.

“Nós fomos contemplados pela Itaipu para implantação do projeto em Foz e hoje oferecemos uma capacitação e oficinas com exercícios apropriados para serem aplicados com as crianças e no final do ano pretendemos fazer um festival em todos os centros”, garantiu Vinharski.

 

O que é?

O Punhobol é um esporte praticado com duas equipes adversárias com cinco atletas cada, jogado essencialmente com o punho fechado. Em alemão, Faust significa punho e Ball significa bola. Em inglês, leva o nome de Fistball.

“Oficialmente o punhobol se joga num campo de grama, dividido no meio por uma fita que substitui a rede de vôlei, mas no Brasil é muito comum o jogo em ginásios, como acontecerá em Foz”, explicou o presidente da Federação.

O esporte foi criado na Alemanha e é conhecido como o pai do vôlei. No Brasil, é mais praticado nos três estados do Sul – Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, por conta a imigração alemã ocorrida por volta de 1824.

  • AMN

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *