Empregado de carreira assume Diretoria Técnica Executiva de Itaipu

Douglas Dias
26 de junho de 2019
Posso dar banho no meu cão em dias frios?
26 de junho de 2019

O engenheiro Celso Villar Torino tomou posse, na manhã desta terça-feira (25), como novo diretor técnico executivo da Itaipu Binacional. Ele é o quarto diretor nomeado pelo presidente Jair Messias Bolsonaro para formar a equipe liderada pelo diretor-geral brasileiro, Joaquim Silva e Luna. A posse foi em cerimônia no Edifício da Produção da usina, em Foz do Iguaçu. Torino substitui Mauro Corbellini.

Com 30 anos de casa, Celso Torino é o primeiro empregado de carreira de Itaipu a assumir a Diretoria Técnica Executiva, cargo diretamente ligado à principal função de Itaipu, gerar energia elétrica limpa e renovável. Nos últimos nove anos, Torino foi superintendente de Operação. Agora, assume a área técnica em um momento importante na história da Itaipu, que passará por uma atualização tecnológica na próxima década.

Torino lembrou que a usina chegou este mês à produção de 40 milhões de megawatts-hora (MWh), mesmo antes de fechar o semestre. Nenhuma outra usina no Brasil terá essa produção ao longo de todo o ano. Como diretor, ele espera cumprir a missão que lhe foi confiada, “com o apoio de todos”, e disse estar orgulhoso pelos 30 anos de atuação na área técnica, junto com colegas “que se dedicam diariamente para o funcionamento exemplar da maior produtora de energia do planeta”.

A posse aconteceu uma semana após a nomeação ser publicada no Diário Oficial da União, na terça-feira passada. O mandato tem validade até 16 de maio de 2022.

DI Itaipu

Foto: Alexandre Marchetti / Itaipu

 

Share

Leia mais sobre este conteúdo e outras informações na edição impressa.

GDIA