Lojas ampliam o horário de atendimento para o período de compras natalinas em Foz

A busca por artigos de decoração e presentes para o Natal já começou em Foz do Iguaçu e está movimentando o comércio, que tem grandes expectativas de lucro. Para atender a demanda e facilitar a vida de muitas pessoas, especialmente as que não dispõem de muito tempo livre, os estabelecimentos estenderam o horário de atendimento.

Nesta e na próxima semana as lojas da região central e alguns estabelecimentos no bairro Vila Portes estarão abertos entre as 8h/9h e às 20h. A partir do dia 18, o atendimento se estenderá até às 21h/22h nos dias de semana. Nos sábados os estabelecimentos funcionarão até às 19h e nos domingos até às 17h. Na véspera de Natal, dia 24, o atendimento será das 8h/9h às 15h (alguns locais até às 17h).

A expectativa é de que a vendas cresçam cerca de 30% neste ano. O maior movimento deve ser registrado a partir do dia 20, já que muitas pessoas optam por deixar a compra dos produtos natalinos para os quatro dias que antecedem o Natal.

Uma pesquisa feita pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio) e pelo Sebrae, mostra que o tíquete médio deste ano para as compras de final de ano será de R$ 337,96.

As peças de roupas lideram as listas de compras, seguidas pelos brinquedos para as crianças, perfumes e cosméticos, calçados, acessórios, lembrancinhas, artesanato e livros. Os eletrônicos e itens de maior valor não são prioridade.

“A principal data do varejo nacional promete ter um bom desempenho para os comerciantes. A intenção de presentear no Natal cresceu em relação ao ano passado, bem como o tíquete médio. A compra pela internet se iguala pela primeira vez ao comércio de rua na série histórica da pesquisa, e a compra em shoppings também se destaca comparativamente ao levantamento anterior”, explicou o coordenador de Desenvolvimento Empresarial da Fecomércio PR, Rodrigo Schmidt.

 

Vagas temporárias

Com expectativa de aumento de 5,6% nas vendas de Natal, em relação à mesma data do ano passado, um levantamento feito pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) estima a contratação de 108,5 mil trabalhadores temporários para atender o aumento das vendas voltadas para a principal data comemorativa do varejo em 2023.

Uma vez confirmada a previsão da entidade, o varejo brasileiro produziria a maior oferta de trabalho temporário desde o Natal de 2013, quando foram abertos 115,5 mil postos de trabalho com essas características.

Os maiores volumes de contratações deverão se concentrar nos ramos de hiper e supermercados e de vestuário. O segmento de hiper e supermercados, maior empregador do varejo, costuma se destacar no número absoluto de vagas ofertadas, enquanto as lojas de vestuário, acessórios e calçados são, historicamente, as mais positivamente afetadas pelas vendas natalinas.

 

Segurança

Para garantir a tranquilidade dos moradores e turistas, a Polícia Militar reforçou a segurança nas áreas de comércio com a Operação Natal, que se estenderá até o dia 24 de dezembro.

Equipes que trabalham na parte ostensiva e administrativa foram deslocadas para intensificar os patrulhamentos, abordagens e bloqueios de trânsito em pontos estratégicos, visando impedir furtos e roubos em geral.

“O intuito da ação é intensificar o trabalho já realizado diariamente pela Polícia Militar, garantindo que as pessoas se sintam mais seguras para fazer suas compras, apreciar a decoração de Natal e as festas e coibir todas as questões que possam gerar transtornos para esses cidadãos”, destaca a PM.

  • Da redação / Foto: Roger Meireles/arquivo GDia

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *