Visitação nas Cataratas do Iguaçu chega a 95% do recorde histórico da pré-pandemia
A visitação no Parque Nacional do Iguaçu chegou, em setembro, muito próximo do volume de ingressos registrados nos primeiros nove meses do ano em 2019, ano anterior a pandemia da covid-19 e do recorde histórico da movimentação no lado brasileiro das Cataratas do Iguaçu, na fronteira com a Argentina. Ao todo, foram 151.958 visitantes no mês e mais de 1,3 milhão no acumulado de 2023. Os demais atrativos turísticos de Foz do Iguaçu, incluindo Itaipu, Marco das 3 Fronteiras e Parque das Aves, também registraram avanço na recuperação dos ingressos.
Com a visitação no mês de setembro, a recuperação do turismo no Parque Nacional do Iguaçu chegou a 95% em relação ao período de 2019, melhor registro de público da história com 160.541 pessoas em setembro e 1.440.359 no total do ano. O número de visitantes brasileiros atingiu o melhor registro até então, com 772.989 pessoas. Todos os estados brasileiros e o Distrito Federal foram representados na unidade de conservação.
Os turistas do país somam 57% do total de visitantes. Comparado com 2019, possui um crescimento de 5%. Os estados que mais visitaram são Paraná, São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Ceará, Pernambuco, Goiás, Rio Grande do Norte, Paraíba, Mato Grosso, Acre, Alagoas, Pará, Amazonas e Rondônia.
Recuperação dos estrangeiros
De janeiro a setembro de 2023, o parque recebeu 571.273 visitantes estrangeiros, de 143 países. O número representa uma recuperação de 80% em relação a 2019, quando foram 712.727 no mesmo período. O ranking dos países que mais visitaram, depois do Brasil, é formado por Argentina, Estados Unidos, Paraguai, França, Espanha, Uruguai, Chile, Alemanha, Peru, Inglaterra, Colômbia, Itália, México, Israel, Bolívia, Canadá, Coreia do Sul, Austrália, Holanda e China.
“Muito bom!”, comentou Govani Padilha, que fez questão de registrar pelas redes sociais um pouco de sua experiência no atrativo, em manifestação acompanhada de emojis de ciclismo e amanhecer. “Muito lindo já fui duas vezes uma no macuco safári agora quero ir no lado da Argentina! Contou Sergio Oliveira. “Eu amo!”, escreveu Joyce Rodrigues, com emojis de uma rosa e um coração. “Conheço esse lugar, lindo demais”, registrou Leda Fonseca, enquanto Marla Neves dá boa tarde avisa que está “indo dia 19 de outubro”.
Em alta
Não foram apenas as Cataratas que receberam um bom movimento de turistas no mês de setembro. O Complexo Turístico da Itaipu Binacional recebeu 40.671 visitantes que aproveitaram para apreciar a Itaipu Panorâmica, se encantar com os animais do Refúgio Bela Vista e da Itaipu Iluminada, espetáculo de projeções de luzes na barragem da usina, construída em Foz do Iguaçu numa parceria entre Brasil e Paraguai, na fronteira dos dois países.
O Marco das 3 Fronteiras, local mais charmoso do Destino Iguaçu, recebeu ao todo 37.141 visitantes em setembro. O número é 6% maior que o número de visitantes que passaram pelas Três Fronteiras no mesmo período do ano anterior – 35.123 ingressos. O acumulado de 2023 chegou a 336.537, contabilização que representa um crescimento de 66% no comparativo de 2019 – 453.443 visitantes.
A maioria dos visitantes do Marco foram brasileiros, que representaram 91% do público. Entre os estados que mais visitaram estão: Paraná, São Paulo, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraíba. Estrangeiros de 62 países foram até as Três Fronteiras. Lideram a lista Chile, Paraguai, Argentina, Peru, Estados Unidos, Colômbia e Uruguai. O atrativo está aberto de terça a domingo, das 13h30 às 21h.
O Parque das Aves, maior viveiro de preservação de aves da América do Sul, recebeu mais de 64,1 mil visitantes no mês passado. Os brasileiros representaram a maioria, com mais de 44 mil ingressos nos 30 dias do mês. Do total contabilizado no período, 15.417 eram moradores de países do Mercosul e mais de quatro mil de turistas de outros continentes.
- Da Redação / Foto: Robson Meireles