Vale Tudo” assegura ampla divulgação nacional gratuita para Foz do Iguaçu
Desde sua estreia em 31 de março, o remake da novela “Vale Tudo”, da TV Globo, vem consolidando o Destino Iguaçu como um dos cenários mais impactantes da teledramaturgia nacional. O primeiro capítulo sozinho exibiu 41 minutos e 40 segundos de imagens de Foz do Iguaçu, com destaque para as Cataratas do Iguaçu, Macuco Safari, Parque das Aves, Marco das Três Fronteiras, Sanma Hotel e Hotel das Cataratas, A Belmond Hotel. A exposição massiva já soma mais de R$ 113 milhões em retorno de mídia para a cidade.
A estreia da novela alcançou 24,3 pontos no Ibope, o que representa cerca de 17,4 milhões de telespectadores ou 6,5 milhões de domicílios conectados. A repercussão superou a audiência da novela anterior do horário nobre, “Mania de Você”. Estima-se que o valor gerado apenas pelo primeiro capítulo em visibilidade para Foz do Iguaçu tenha chegado a R$ 81,9 milhões.
O impacto da novela vai além da estreia. A abertura de cada episódio mostra por meio segundo as Cataratas do Iguaçu, um tempo considerado suficiente para gerar R$ 16.375,00 por capítulo em retorno de mídia. Já foram exibidos 49 capítulos até 26 de maio, o que significa R$ 802.375,00 apenas com essa imagem. O mesmo take aparece na vinheta de encerramento, dobrando esse valor. No total, as aberturas e encerramentos somam R$ 1.604.750,00 em visibilidade para o Destino Iguaçu.
A exposição se reforça com os números de engajamento: segundo a Rede Globo, 7 em cada 10 domicílios brasileiros já foram impactados pela novela. A hashtag #ValeTudo já gerou mais de 28 mil vídeos espontâneos nas redes sociais, e o alcance total da produção ultrapassa 105 milhões de pessoas.
Antes mesmo da estreia oficial, a novela já começava a movimentar o turismo de Foz. O trailer de “Vale Tudo”, exibido em rede nacional no dia 24 de fevereiro, teve forte repercussão na TV, em mídias digitais e redes sociais. O conteúdo gerou cerca de R$ 14 milhões em retorno de mídia. Incluindo exibições em programas como Fantástico e Estúdio C, no GloboPlay, G1 e postagens dos atores e perfis da emissora, o impacto pré-estreia ultrapassou R$ 15 milhões — totalizando mais de R$ 30 milhões apenas nesse período de divulgação.
Para o presidente do Visit IguassJaime Mendes, o impacto da novela vai muito além dos números. “É uma grande satisfação ver o Destino Iguaçu em evidência em um produto audiovisual de alcance nacional como a novela Vale Tudo. Cada aparição representa não só um orgulho para quem vive e trabalha pelo turismo da região, mas também uma vitrine poderosa que reforça Foz do Iguaçu no imaginário dos brasileiros. Esse destaque é resultado de um trabalho constante de promoção e valorização do nosso Destino”, afirma.
O sucesso da novela e a valorização de Foz do Iguaçu ilustram como a dramaturgia pode impulsionar o turismo e fortalecer a imagem de um destino no cenário nacional e internacional.
- Da redação com Visit Iguassu
- Foto: Reprodução Novela Vale Tudo – TV Globo