Projeção para passageiros no Aeroporto confirma carnaval movimentado em Foz

Mais de 33 mil passageiros devem passar pelo terminal aeroportuário; Município espera receber aproximadamente 50 mil visitantes durante o carnaval

 

A projeção de passageiros que irão passar pelo Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu confirma um carnaval movimentado nos atrativos, hotéis, restaurantes e bares do município. De acordo com a concessionária, mais de 33 mil passageiros devem desembarcar e embarcar no terminal aeroportuário de 16 a 22 de fevereiro (quinta a terça-feira). O número de visitantes no destino deve chegar a aproximadamente 50 mil no período, incluindo o rodoviário em veículos de passeios ou ônibus pela BR-277.

A rede hoteleira de Foz do Iguaçu estima uma ocupação próximo de 90% nos dias do Carnaval 2023. Um levantamento do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (Sindihotéis) mostra a expectativa do setor, que é formado por aproximadamente 26 mil leitos. De acordo a prévia, os estabelecimentos classificados como resort tem 93% dos leitos já reservados. Na sequência aparecem os hotéis 4 estrelas com 91% reservados, seguido de 2 estrelas com 84%, 5 estrelas com 66% e 3 estrelas com 49% dos quartos já comercializados. A ocupação média é de 77%.

A estimativa da CCR Aeroportos, para os dias de carnaval, é superior a 33 mil passageiros circulando no terminal de Foz do Iguaçu. Pela projeção, no período serão realizadas 246 operações aéreas entre pousos e decolagens. Os dias de maior movimento devem ser a quinta e a sexta-feira, que antecedem o feriado. Nestes dias, a expectativa é de que 11 mil passageiros devem chegar ao município pelo aeroporto.

 

Contexto

O Aeroporto de Foz do Iguaçu (IGU) é o maior terminal da região da Tríplice Fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina. “Esse aeroporto é uma das melhores opções para circular entre três diferentes países com ótimos e variados destinos turísticos, com maior rapidez e comodidade”, destaca Marcius Moreno, Gerente Executivo da concessionária. Entre as principais recomendações aos passageiros está a chegada com a devida antecedência ao local e com atenção redobrada aos horários de embarque.

“Este é um dos períodos de grande movimentação e desta forma, a experiência do viajante já iniciará de forma prazerosa. Temos certeza que vamos receber muitos visitantes para conhecer os diversos pontos turísticos de Foz do Iguaçu, principalmente, as exuberantes Cataratas do Iguaçu.  Atuamos para que a experiência de nossos clientes seja única e possa proporcionar uma grande experiência”, ressalta Moreno.

Outra recomendação importante é que o passageiro deve recordar que a decisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), para o uso da máscara de proteção na área aeroportuária continua vigente, sendo obrigatório o uso em espaços como área de inspeção de segurança, sala de embarque, pátio, pista e também dentro das aeronaves.  As máscaras devem ser utilizadas ajustadas ao rosto, cobrindo o nariz, queixo e boca, minimizando espaços que permitam a entrada ou saída do ar e de gotículas respiratórias.

 

Carnaval histórico

Para representantes do trade turístico, o Carnaval de 2023 será histórico para o setor em Foz do Iguaçu. A expectativa tem como base a previsão de ocupação da rede hoteleira e de visitantes nos atrativos, que devem chegar por via aérea e terrestres pela BR-277 e fronteiras do Paraguai e Agentina. “A ocupação hoteleira e a visitação estão em alta e o carnaval terá um pico maior ainda”, avalia o prefeito Chico Brasileiro (PSD).

 

  • Da Redação / Foto: AEN

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *