Procura por voos para os feriados prolongados em Foz aumenta quase 80%
Se depender da procura por voos, Foz do Iguaçu terá lotação acima da média nos feriados “acumulados” de Páscoa e Tiradentes – de 18 a 20 e 21 de abril, respectivamente. Se um feriado é bom, dois é ainda melhor, comentou o site de buscas KAYAK ao divulgar os destinos mais procurados para curtir o período prolongado de descanso na próxima semana. Ao todo, serão quatro dias de folga, ao menos dois a mais para permanecer no Destino Iguaçu, afirmam integrantes do trade turístico local, ao tentar um dos melhores feriadões do calendário em 2025.
O aumento nas buscas identificado pelo KAYAK, principal buscador de viagens do mundo, é expressivo tanto para voos – chegando a 116% – como para aluguel de carros, que teve um crescimento de 72% nas pesquisas comparado ao feriado de Páscoa do ano passado. “Este costuma ser um dos feriados mais importantes para o turismo e dois fatores contribuem para que este ano ele esteja ainda mais desejado”, comentou Gustavo Vedovato, Country Manager do serviço no Brasil.
O Dia de Tiradentes logo em seguida, e a escassez de feriados prolongados no segundo semestre de 2025, são fatores essenciais para este cenário. “Ou seja, os brasileiros já sabem que é uma oportunidade que não dá para desperdiçar”, ressalta Vedovato. Neste cenário de buscas, Foz do Iguaçu aparece em décimo lugar no ranking, com um aumento médio de 78% no comparativo ao mesmo período do ano passado. Nas três primeiras posições aparecem Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador.
Planejamento
Para garantir uma melhor experiência nas viagens de turismo, o KAYAK elaborou três dicas de como se planejar de forma inteligente para não perder a chance e ainda economizar. Em primeiro lugar, é fundamental monitorar os preços das passagens para identificar o momento que os valores baixarem e, assim, fazer as reservas.
A melhor forma de acompanhar sem ter que pesquisar todos os dias é configurar um alerta de preços. Este recurso do KAYAK envia automaticamente notificações de variações de preços na plataforma para voos de forma personalizada, de acordo com os aeroportos escolhidos para partida e destino, datas, tipo de voo e quantidade de passageiros.
Em segundo, se possível, seja flexível com as datas de partida e retorno. “Viajando um dia antes do início do feriado, ou voltando um dia depois, já pode fazer uma grande diferença nos preços das passagens aéreas”, comenta Gustavo Vedovato. Importante também buscar ainda passagens saindo de aeroportos alternativos, ou seja, que não sejam os principais daquela cidade. “Utilizando essa estratégia, viajantes podem ter acesso a uma gama maior de opções de voo.
Muitas vezes, esses aeroportos têm tarifas mais baixas, seja por estarem fora de grandes hubs de transporte, ou por serem menos lotados. Isso significa que o viajante pode encontrar passagens significativamente mais baratas do que nas opções convencionais”, explica o Country Manager do KAYAK.
Por fim, utilize ferramentas gratuitas disponíveis para um melhor planejamento da viagem e maiores possibilidades de economia. O KAYAK PriceCheck, recurso disponível no aplicativo do KAYAK, permite que o viajante faça o upload de uma captura de tela de um itinerário de voo, localizado em qualquer site, e verifica rapidamente centenas de sites para identificar se o usuário está conseguindo um ótimo preço.
- Da Redação
- Foto: Christian Rizzi/PMFi