Operação prende quadrilha que atuava no tráfico internacional de maconha e cocaína na fronteira
Uma organização criminosa voltada ao tráfico internacional de maconha e cocaína foi alvo da Operação Specula, deflagrada na manhã de ontem (3), pela Polícia Federal, com cumprimento de oito mandados de busca e apreensão e cinco mandados de prisão preventiva em Foz do Iguaçu.
Quatro suspeitos foram detidos na ação, que também resultou na retenção de cinco carros, três motos aquáticas, um quadriciclo, celulares, documentos e uma grande quantia de dinheiro em espécie (mais de R$ 1,3 milhão).
A investigação sobre a atuação da quadrilha teve início em outubro de 2024 após a identificação de galpão, localizado no bairro Parque da Lagoa, que era usado para o armazenamento de entorpecentes.
As drogas eram transportadas, quase sempre, em fundos falsos de caminhões, para diversos estados do Brasil. Em muitas situações os traficantes utilizavam cal hidratado para disfarçar o odor dos entorpecentes.
Diversas apreensões ligadas ao grupo foram efetuadas nos últimos meses, totalizando 6.288 quilos de maconha e 108 quilos de cocaína recolhidos, além da prisão em flagrante de quatro pessoas e retenção de 10 veículos.
Em um dos episódios, os criminosos chegaram a utilizar um caminhão dos Correios para dissimular o transporte ilícito. Também foi identificado o uso de motoristas batedores, que percorriam o trajeto à frente dos veículos com drogas, repassando informações em tempo real sobre a presença de barreiras policiais.
- Fotos: Polícia Federal