Operação combate a exploração de crianças e adolescentes nas ruas de Foz
Uma operação integrada foi realizada nesta terça-feira (21), visando o combate da exploração infantil nas ruas de Foz do Iguaçu. O trabalho contou com a participação da Polícia Federal, cônsul do Paraguai, Conselho Tutelar e Secretaria de Assistência Social.
Na ação, as equipes percorreram várias regiões do município, com atenção especial as áreas próximas à aduana da Ponte Internacional da Amizade, onde diversos menores de idade são flagrados todos os dias, sendo obrigados a vender produtos, limpar carros e pedir dinheiros aos motoristas.
Durante a operação foram abordadas 15 pessoas, das quais sete eram crianças ou adolescentes de origem paraguaia. A maioria dos menores estava desacompanhada ou separada de seus representantes legais e atuava em semáforos.
Os menores foram identificados e apresentados ao cônsul do Paraguai, que acionou as medidas protetivas e assistenciais cabíveis aos casos no país vizinho. O trabalho, que foi coordenado pela PF, deve ter novos desdobramentos na fronteira.
“Pretende-se evitar a permanência de crianças nacionais e estrangeiras submetidas ao trabalho infantil, bem como prevenir seus possíveis desdobramentos, tais como: evasão escolar, comprometimento do estado de saúde e exposição às diversas formas de violência e exploração”, destacou a Polícia Federal.
- Da Redação / Foto: Polícia Federal