Novo Porto Seco de Foz do Iguaçu recebe licença ambiental e dará início às obras
O Instituto Água e Terra (IAT) emitiu a Licença de Instalação (LI) que autoriza o início das obras do novo Porto Seco de Foz do Iguaçu, o maior da América Latina em movimentação de cargas terrestres. O empreendimento, orçado em R$ 500 milhões, está sob a responsabilidade da Multilog e promete transformar a logística de transporte de cargas na Tríplice Fronteira entre Brasil, Argentina e Paraguai. O projeto da estrutura, lançado em maio de 2024, contou com participação do governador Ratinho Junior (PSD) e autoridades.
O novo terminal será construído em uma área de 550 mil metros quadrados às margens da rodovia BR-277, fora do perímetro urbano de Foz do Iguaçu. A estimativa é de que o projeto gere aproximadamente três mil empregos diretos e indiretos durante sua execução. Segundo a Multilog, o novo complexo dobrará a capacidade de operação do atual Porto Seco, que foi construído na década de 1980 e, hoje, encontra-se saturado.
Em 2024, o terminal movimentou US$ 8,6 bilhões em cargas (cerca de R$ 47,4 bilhões), o equivalente a 5,6 milhões de toneladas transportadas por 196,5 mil caminhões, se consolidando como o maior da América Latina em movimentação de cargas terrestre. A nova estrutura contará com um pátio de 197 mil metros quadrados destinado à movimentação de veículos.
O projeto, lançado no dia 2 de maio do ano passado, prevê aproximadamente 7,2 mil metros quadrados de área coberta para armazenagem e vistoria, incluindo mais de 600 metros quadrados de câmaras frias para produtos que exigem controle de temperatura. O espaço será equipado com balanças de alta precisão, scanners de cargas e sistema de videomonitoramento interno e externo.
Fácil acesso
O complexo do novo Porto Seco de Foz do Iguaçu prevê ainda quatro portões de entrada e dois de saída, além de acessos especiais para veículos com cargas de dimensões excedentes. Todo o sistema será automatizado, com pesagem e identificação eletrônica de veículos.
Um dos diferenciais do novo terminal será a estrutura voltada ao bem-estar dos motoristas. O complexo terá uma área de 1,9 mil metros quadrados com sanitários, locais de descanso e permanência, distribuídos em oito espaços distintos — sete dentro do terminal e um externo, no bolsão de acesso.
Localização estratégica
Além de ampliar a capacidade logística, a localização estratégica do novo porto seco deve contribuir para a fluidez do trânsito urbano de Foz do Iguaçu. Como ficará fora da área central da cidade, os caminhões não precisarão mais cruzar regiões residenciais e comerciais, o que reduz riscos de acidentes e melhora a mobilidade urbana.
O licenciamento ambiental emitido pelo IAT cumpre o que determina o Decreto nº 9.541/2025, que regulamenta o licenciamento de atividades potencialmente poluidoras no Paraná. A norma busca garantir que obras de grande porte sigam diretrizes técnicas e jurídicas voltadas ao desenvolvimento sustentável do Estado.
A nova unidade será interligada a importantes obras de infraestrutura da região, como a Perimetral Leste e as pontes da Integração Brasil–Paraguai e Tancredo Neves com a Argentina, iniciativas que envolvem o Governo do Estado, o Governo Federal e a Itaipu Binacional.
Com a licença ambiental aprovada, as obras do novo Porto Seco devem começar nos próximos dias, marcando uma nova fase para o comércio exterior na região sul do Brasil.
- Da Redação
- Imagem do projeto