Nos 109 anos, Foz do Iguaçu retoma o protagonismo no turismo nacional
Foz do Iguaçu vai completar, neste sábado (10 de junho), 109 anos de emancipação política e administrativa. A data será comemorada em meio a uma forte retomada do turismo, principal atividade econômica do município, após três anos da pandemia da covid-19. O Parque Nacional do Iguaçu registrou dois meses seguidos de recorde histórico, a Itaipu Binacional e seu complexo turístico, Marco das 3 Fronteiras e atrativos privados também comemoram aumento nas visitações. Os números confirmam o destino como protagonista do segmento no país.
A programação de aniversário de Foz do Iguaçu começa nesta sexta-feira (09), junto com a 44ª Fartal, a Feira de Artesanatos e Alimentos. “O município está passando por um momento histórico, com a economia avançando vigorosa após um período de grande dificuldade. Nosso turismo está plenamente recuperado e vai crescer ainda mais com os investimentos públicos e privados que estão acontecendo em mobilidade em novos e nos atrativos tradicionais”, disse o prefeito Chico Brasileiro (PSD).
O otimismo do prefeito é confirmado nos números de visitação dos principais atrativos turísticos de Foz do Iguaçu. O Parque Nacional do Iguaçu, no trecho onde estão as Cataratas do Iguaçu, pelo segundo mês consecutivo, assim como ocorreu em abril, registrou em maio de 2023 o melhor desempenho de todos os tempos. No período, foram 114.634 ingressos, superando o mesmo mês de 2019, melhor ano de visitação da história e anterior à covid, com 108.178 pessoas.
A visitação foi 45% maior que no mesmo mês de maio em 2022, que recebeu 78.724 visitantes. O número total de público também superou os últimos anos afetados pela pandemia: 2021 com 24.632 turistas e 2020 suspenso por conta das medidas sanitárias para contenção do coronavírus. No acumulado dos cinco primeiros meses do ano, de janeiro a maio de 2023, o parque recebeu 731.264 pessoas, 93% do total do quinquemestre de 2019.
A presença de visitantes estrangeiros também coloca as Cataratas do Iguaçu em destaque nacional. Para se ter uma ideia, em maio, o atrativo recebeu 94 nacionalidades. A lista dos países que mais visitaram, além dos brasileiros, é liderada pela Argentina seguida de Estados Unidos, Paraguai, França, Chile, Peru, Espanha, Alemanha, Colômbia, Uruguai, Inglaterra, México, Bolívia e Canadá.
Itaipu e fronteira
Os complexos turísticos da Itaipu Binacional e do Marco das 3 Fronteiras também tem apresentado bons desempenhos de visitação. Os atrativos no entorno e na barragem da usina registraram em maio aumento do turismo superior a 54%. No período, foram contabilizados 33.449 ingressos, contra 21.690 no período anterior. O roteiro incluiu a Itaipu Panorâmica, Itaipu Especial, Itaipu Refúgio Biológico e Itaipu Iluminada, no período noturno.
O Marco das 3 Fronteiras, próximo a foz do rio Iguaçu com o rio Paraná, onde se encontram Brasil, Paraguai e Argentina, recebeu 28.815 visitantes em maio de 2023. Ao todo, estrangeiros de 63 países visitaram o atrativo. O Chile lidera a lista seguido de Argentina, Peru, Paraguai, Estados Unidos, Colômbia, Bolívia México, França e Alemanha.
Nos últimos anos, os atrativos privados tradicionais, como o Parque das Aves, passaram por reformas e melhorias. Dos novos atrativos se destacam o Movie Cars e seu espetáculo de águas e luzes, o complexo do Dreams Park Show que inclui Museu de Cera, Vale dos Dinossauros, entre outros, a Yup Star Foz – roda gigante localizada próximo ao Marco das 3 Fronteiras e Ponte da Integração.
No turismo religioso, Foz do Iguaçu se destaca pela Mesquista Árabe, Templo Budista e a Catedral Nossa Senhora de Guadalupe na Vila A de Itaipu. Os visitantes do Destino Iguaçu podem ainda aproveitar o turismo de compras em Ciudad del Este (Paraguai) e da gastronomia de Puerto Iguazú, na Argentina.
- Da Redação Foto:PMFI