Mais de oito mil famílias estão na fila da casa própria em Foz
A fila de espera do Instituto de Habitação de Foz do Iguaçu (Fozhabita) é de aproximadamente oito mil pessoas (famílias) que aguardam por uma moradia. A redução deste déficit e atender a população mais vulnerável é uma das prioridades da gestão do prefeito General Silva e Luna (PSD), “que está comprometida com a garantia de maior bem-estar e qualidade de vida dos cidadãos iguaçuenses”, afirma o Fozhabita. O município tem em andamento sete conjuntos habitacionais, três estão em obras.
O responsável pela gestão da política habitacional de Foz do Iguaçu, Ivatan Batista, disse que o dado a respeito da fila da casa própria precisa ser atualizado, uma vez que, dentre outras situações, “muitas das famílias que estão na espera tiveram seus imóveis regularizados nos últimos anos por meio do programa Moradia Legal, uma parceria da Prefeitura com o Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJ-PR)”, ressaltou o diretor do Fozhabita.
As equipes do instituto, segundo ele, já estão fazendo uma força-tarefa para a atualização dessas informações. Para reduzir a fila da espera, estão em andamento sete projetos de novos conjuntos habitacionais, dos quais três já estão sendo construídos; obras de infraestrutura para viabilizar a utilização de lotes em programas habitacionais no Jardim Niterói II, também já iniciadas; e o Convênio Moradias, em parceria com a Itaipu Binacional.
Essas iniciativas vão viabilizar aproximadamente 1.200 novas moradias na cidade, com investimentos de R$ 216,4 milhões, destacou Ivatan Batista. O diretor do Fozhabita ressalta que, conforme determinação do prefeito General Silva e Luna, a agilidade desses projetos deverá ser priorizada nos primeiros meses deste ano.
“Estamos atuando para acelerar as tramitações que estão em andamento e dar início às construções de novas moradias. Além disso, vamos intensificar as regularizações de imóveis, para que possamos dar mais celeridade à redução da fila de espera”, complementou Ivatan.
Moradia Legal
O programa do TJ-PR citado pelo diretor do Fozhabita realizou, em novembro do ano passado, mais uma cerimônia para entregar 223 títulos de propriedades a moradores de diversas regiões de Foz do Iguaçu. O evento, na sede do 9º Grupamento do Corpo de Bombeiros, reuniu autoridades do judiciário e lideranças políticas e sociais.
Até o momento, o Moradia Legal já entregou 3.094 títulos de propriedade, beneficiando centenas de famílias em Foz do Iguaçu com a regularização de seus imóveis. Além disso, aproximadamente 2.500 processos de regularização estão em tramitação, contribuindo para a continuidade das melhorias no acesso à moradia legal.
Na cerimônia citada acima, os moradores dos bairros Jardim Alice II, Vila Independente, Jardim Bela Vista de Itaipu, Jardim Paraná e Jardim Cristina receberam os títulos que oficializam a posse de suas casas, garantindo segurança jurídica e direitos plenos sobre seus imóveis.
- Da Redação / Foto arquivo