Mais de 7,7 milhões de pessoas passaram pela Ponte Tancredo Neves em 2024
Mais de 7,7 milhões de pessoas transitaram pela Ponte Internacional Tancredo Neves entre Brasil e Argentina em 2024, informa o Serviço Nacional de Sanidade e Qualidade Agroalimentar (Senasa). Os dados, que incluem ingressos e saídas do país e trânsito fronteiriço até 40 quilômetros, confirmam a fronteira de Puerto Iguazú com Foz do Iguaçu como a mais movimentada do país. O dado confirma uma média de 21 mil pessoas passando pela imigração local todos os dias.
Em números, o Senasa contabilizou a passagem por Puerto Iguazú de 7.777.698 pessoas, 355.810 veículos (ônibus, vans e taxis) com passageiros e 1.839.685 veículos particulares de passeio. De acordo com o Senasa, de janeiro a dezembro do ano passado, a média de pessoas passando pela Ponte Tancredo Neves diariamente foi superior a 21,2 mil. Muitos dos ingressos são de turistas de Foz do Iguaçu que apenas cruzam a fronteira para visitar as Cataratas do lado argentino ou conhecer as delícias culinárias de Puerto Iguazú.
Em toda a Argentina, foram inspecionadas as bagagens de mais de 30 milhões de pessoas que entraram no país por diversas passagens em 2024. Do montante, 60% foram pela província de Misiones, o que inclui, além de Puerto Iguazú, a ponte de San Roque González de la Santa Cruz, entre Posadas e Encarnación (Paraguai). O Aeroporto Internacional “ministro Pistarini”, na província de Buenos Aires, completa o trio dos principais pontos de ingresso da Argentina.
O órgão do governo federal, responsável pelos ingressos na Argentina, enfatiza que a entrada de produtos e subprodutos de origem animal e vegetal pode introduzir pragas e doenças no território, afetando a produção nacional. “Portanto, os interessados em ter informações sobre quais tipos de produtos podem ser introduzidos e quais não podem, devem consultar a seção “Informações para viajantes” no site do Senasa, entrar em contato pelo e-mail [email protected] ou enviar mensagem para o WhatsApp +551135859810.
Reflexos no Brasil
A movimentação na Ponte Tancredo Neves em 2024 respondeu por quase 57% dos ingressos ou saídas do Brasil por Foz do Iguaçu, ante os números contabilizados no posto da Ponte da Amizade, fronteira com o Paraguai. No ano passado, mais 1,5 milhão de cidadãos estrangeiros passaram pelas aduanas, mostram números do Departamento de Imigração da Polícia Federal (PF).
De acordo com dados, de janeiro a dezembro do ano passado, 1.543.559 chegaram ou saíram do Brasil nos pontos fronteiriços de Foz do Iguaçu. Deste total, 931.261 pessoas foram contabilizadas pela Ponte Tancredo Neves e 612.298 pela Ponte da Amizade. O volume de registros nas imigrações é maior nos meses nas férias de fim de quando, quando paraguaios e argentinos visitam as praias brasileiras.
Os números da PF contribuem para Foz do Iguaçu ostentar título de fronteira mais movimentada do país. Em ambas as pontes não são contabilizados nos setores de imigração os ingressos e saídas daqueles que vão só até a borda da fronteira, ou sejam, permanecem em Foz do Iguaçu e retornam para Puerto Iguazú e Ciudad del Este, ou vice e versa.
- Da Redação