Lula sanciona lei que dá o nome de Sérgio Lobato à Perimetral Leste de Foz do Iguaçu
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou sem vetos a Lei 14.918, de 2024, que dá o nome de “Perimetral Sérgio Lobato Machado” ao trecho que liga a BR-277, em Foz do Iguaçu, à nova Ponte da Integração Brasil-Paraguai, cuja construção foi finalizada em 2022, mas ainda falta a conclusão das obras de acesso. O novo nome da estrada de 15 quilômetros homenageia o empresário paranaense Sérgio Lobato Machado, que foi um dos articuladores da construção da segunda ponte que liga Foz do Iguaçu a Presidente Franco, no Paraguai.
A lei, publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (8), teve origem no Projeto de Lei (PL) 1.675/2022, proposto pelo deputado federal Nelsi Coguetto Maria (PL-PR), o Vermelho, que havia acatado a sugestão feita por vereadores de Foz do Iguaçu. No Senado, o projeto foi relatado pela senadora Margareth Buzetti (PSD-MT) na Comissão de Infraestrutura (CI), onde foi aprovado em decisão terminativa, destaca a Agência Senado.
A relatora também afirmou em seu parecer que Sérgio Lobato se mudou para Foz do Iguaçu na década de 1950, onde “trabalhou para trazer mais desenvolvimento e turismo”. Segundo o deputado Vermelho, Machado era empresário e uma liderança dos setores turístico, hoteleiro e imobiliário.
Sérgio Lobato foi presidente do comitê que buscou viabilizar a construção da segunda ponte que liga o Brasil ao Paraguai. Sua intenção era desafogar o intenso fluxo de caminhões que ocorre na Ponte da Amizade e na região central de Foz do Iguaçu, por onde transitam as cargas que entram e saem da Argentina, pela Ponte Tancredo Neves.
Reconhecimento
O empresário Sérgio Lobato faleceu em 2021, vítima de Covid-19. Ele chegou à Foz do Iguaçu ainda criança, na década de 1950, acompanhando a família. Na década de 1970, a família retornou para Curitiba, mas Sérgio permaneceu, pois já iniciara a sua vida profissional como empresário das áreas imobiliária, de hotelaria e de turismo. Os negócios se expandiram ele passou a ter uma atuação preponderante, além da área empresarial, exerceu o cargo de secretário de turismo do município por três vezes e de vereador por dois mandatos.
Como cidadão atuante na comunidade iguaçuense, viu ser erguida a Ponte da Amizade que une o Brasil e o Paraguai e foi um dos principais articuladores para a construção da Ponte da Fraternidade (Tancredo Neves), que liga os territórios brasileiro e argentino. Participando ativamente do desenvolvimento desse projeto, atuou como presidente da Comissão formada para estudar a viabilidade da obra e negociar com os governos dos dois países.
Como o fluxo de caminhões que cruzavam as fronteiras era cada vez maior, a necessidade de uma segunda ponte entre Brasil e Paraguai tornou-se urgente. Com o mérito de ter contribuído para a construção da ponte Brasil-Argentina, em 1993, Sérgio Lobato foi escolhido pelo Comitê de Fronteira como presidente da Comissão que buscou viabilizar a construção da segunda ponte entre Brasil e Paraguai e da rodovia Perimetral Leste.
“Sonho”
Após quase 30 anos de luta, as obras da segunda ponte entre Brasil e Paraguai e da Perimetral Leste saíram do papel e hoje os canteiros de obra mudaram o cenário na movimentada fronteira. Antes da sua morte, Sérgio se emocionara ao ver que a batalha pela realização de obras tão importantes tinha valido a pena, quando declarou: “É um sonho. Não parei nenhum minuto de lutar por essa obra, então ver ela sendo construída é algo gratificante para mim”.
- Da Redação