Lula é esperado nesta quinta (16) em Foz para posse de Enio Verri na Itaipu
Cerimônia está programada para as 10h no Cineteatro dos Barrageiros; Presidente deverá confirmar os novos diretores e integrantes do Conselho de Administração
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é aguardado nesta quinta-feira (16) em Foz do Iguaçu, para dar posse ao economista Enio Verri como novo Diretor-Geral Brasileiro da Itaipu Binacional. A cerimônia, que deverá ser acompanhada da presidente nacional do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann, pelo deputado federal Zeca Dirceu e o ministro Alexandre Silveira (Minas e Energia), está programada para às 10h no Cineteatro dos Barrageiros, próximo à barragem na fronteira do Brasil e Paraguai. Lula deverá anunciar ainda os nomes dos cinco diretores e do Conselho de Administração da hidrelétrica.
A visita de Lula à Foz do Iguaçu será a primeira agenda oficial do atual presidente em uma cidade, após sua posse, em 1º de janeiro deste ano. A chegada à região de fronteira está prevista para ocorrer pouco antes do evento. Após a cerimônia, o novo DGB irá conceder entrevista coletiva. A última visita do presidente ao município foi em março de 2018, em um seminário internacional no Sindicato dos Eletricitários (Sinefi).
Credenciais
Enio Verri foi escolhido por Lula em fevereiro e confirmado no cargo no último dia 11, com sua nomeação publicada no diário oficial da União. De acordo com o decreto, ele permanece como DGB até o dia 16 de maio de 2027. Natural de Maringá, tem 61 anos, é formado em Economia e possui os títulos de mestre e doutor. Na política partidária, é filiado ao PT desde 1985. Entre 2007 e 2015, exerceu dois mandatos de deputado na Assembleia Legislativa.
Desde então, era um dos integrantes da bancada do Paraná na Câmara dos Deputados, teve passagens por comissões como a de Finanças e Tributação e a de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços. Antes da política, Verri foi professor de Economia na Universidade Estadual de Maringá (UEM). Em cargos públicos, foi secretário municipal de Fazenda de Maringá (2001-2003), secretário municipal de Governo (2003-2004) e secretario de estado de Planejamento, no Governo do Paraná, entre 2007 e 2010.
Para tomar posse como diretor-geral brasileiro de Itaipu, Enio Verri teve de apresentar renúncia ao terceiro mandato conquistado em outubro, tendo como suplente imediato Elton Welter, ex-deputado estadual e ex-vereador de Toledo, no Oeste do Paraná.
Planejamento
Entre os desafios do novo DGB da Itaipu estão as negociações com o Paraguai do Anexo C do tratado de Itaipu, documento que trata das condições de comercialização da energia gerada na hidrelétrica binacional. A tarefa deve ser dividida, principalmente, com o Ministério de Relações Exteriores. A curto prazo, Verri deverá analisar as últimas ações do atual diretor-geral, o vice-almirante Anatalício Risden Junior.
Entre elas estão as obras em andamento em Foz do Iguaçu, como a Perimetral Leste e a Ponte da Integração e a duplicação da BR-469, a Rodovia das Cataratas. Também constam os projetos da Beira Rio e do Mercado Público, que teve anteprojetos anunciados ainda em dezembro do ano passado por Risden, além do projeto da construção de uma arena multiuso, assinado pela usina com o Fundo Iguaçu, com custo do projeto estimado em R$ 1,7 milhão.
Na solenidade de posse, o presidente Lula deverá anunciar mais cinco nomes que ocuparão as diretorias de Administração, Financeira, Coordenação, Jurídica e Técnica, além de seis membros brasileiros do Conselho de Administração – um dos membros é o representante do Ministério das Relações. Verri nomeará o novo diretor-superintendente do PTI (Parque Tecnológico de Itaipu).
- Da Redação