Governador Ratinho Jr. participa da entrega de obras no aeroporto de Foz
O governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) vai participar, nesta terça-feira (21), da entrega de obras no Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu. O ato, programado para às 16h, deverá contar com a presença do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho. Também estão confirmados o CEO do Grupo CCR, Miguel Setas, e do CEO da CCR Aeroportos, Fabio Russo. O investimento estimado nas intervenções é de aproximadamente R$ 350 milhões.
O terminal de Foz do Iguaçu é a principal porta de entrada aeroportuária da tríplice fronteira. Em 2024, mais de 2,1 milhões de pessoas passaram pela estrutura entre embarque e desembarque, segundo a CCR Aeroportos, concessionária que administra o aeroporto. O índice aponta um crescimento de aproximadamente 12% em relação a 2023, quando cerca de 1,9 milhão de passageiros passaram pelo local, e 7% abaixo de 2019, antes da pandemia da covid-19, com mais de 2,3 milhões.
A participação de Ratinho Junior na inauguração das obras foi confirmada pelo cerimonial do Governo do Estado. O investimento da concessionária, de R$ 350 milhões, gerou mais de 720 empregos ao longo do período de execução. Entre as novidades, segundo a nota, está a ampliação da pista de pousos e decolagens em 600 metros que ficou pronta em abril de 2021 e, apesar de ter sido inaugurada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), nunca foi utilizada devido a falta de ajustes no plano de drenagem e sinalização.
Também foram executadas obras de expansão da área interna com salas VIP, novos restaurantes, lojas, check-in ampliado e esteira automatizada para bagagens. “Com isso, a capacidade operacional do aeroporto passa de 2 milhões para 4 milhões por ano”, reforça o comunicado do Governo do Estado.
Capacidade maior
De acordo com a CCR Aeroportos, a cerimônia de entrega das obras será realizada nas dependências do terminal. Além de Ratinho Junior, estão previstas as participações do ministro Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos), do CEO do Grupo CCR, Miguel Setas, e do CEO da CCR Aeroportos, Fabio Russo.
Na oportunidade, as equipes de engenharia irão detalhar as obras realizadas no terminal. Entre as principais intervenções listadas pela concessionária estão a ampliação do terminal de passageiros em 5 mil metros quadrados, nova área de check-in, nova sala de embarque e desembarque internacional e três pátios com capacidade para até 13 aeronaves simultâneas.
- Da Redação / Foto: CCR Aeroportos