Foz é destaque entre as cidades com mais candidatos a prefeito
Foz do Iguaçu é um dos destaques entre as cidades do Paraná com mais candidatos a prefeito no pleito de 6 de outubro. O município aparece na terceira posição, atrás de Curitiba e de Araucária, que fica na região metropolitana da capital, revela o setor de estatísticas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em todo Estado, foram realizados mais de 33 mil pedidos de registros de candidaturas ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR).
O prazo para os partidos e frentes partidárias encaminharem os pedidos de registros de candidatura terminou na última quinta-feira (15). Em Foz do Iguaçu, foram encaminhados sete pedidos de candidaturas para a sucessão do prefeito Chico Brasileiro (PSD) – Airton José (PSB), General Silva e Luna (PL), Jurandir de Moura, o Latinha (Psol/Rede), Paulo Mac Donald (PP), Sâmis da Silva (PSDB), Sergio Caimi (PMB) e Zé Elias (União Brasil).
No topo da lista aparecem Curitiba e Araucária, cada uma com 10 candidatos a prefeito. Além de Foz do Iguaçu, outros seis municípios aparecem com sete candidatos ao executivo – Jandaia do Sul, Londrina, Mandaguari, Marialva, Matinhos e Pontal do Paraná, segundo a estatística do TSE.
Estadual
A Justiça Eleitoral do Paraná recebeu 33.402 pedidos de registros de candidatura, dos quais 1.133 se referem ao cargo de prefeito e 1.147ao de vice-prefeito. Quanto ao cargo de vereador, serão 31.122 pessoas disputando 3.905 vagas, de acordo com o TSe. Nas Eleições Municipais de 2020, em comparação, foram 37.054 solicitações ao todo (10,93% a mais do que neste ano). No pleito de 2016, entretanto, foram 31.320 (6,23% a menos que em 2024).
Em relação aos cargos de vereadores, os municípios que mais tiveram pedidos de registros foram Curitiba (734), Maringá (357), Ponta Grossa (353), Londrina (340 pedidos) e São José dos Pinhais com 323 pedidos. Em Foz do Iguaçu, como registrou o GDia na última semana, foram encaminhados 253 pedidos, mas o total de candidaturas homologadas deve ficar em 246.
Acompanhamento
É possível acompanhar o andamento e os resultados dos julgamentos de pedidos de registro pelo sistema DivulgaCandContas. Na página, estão disponíveis ainda informações detalhadas sobre as candidatas e os candidatos, como seu número, certidões criminais, declarações de bens e gastos de campanha.
O sistema permite ainda consultar informações como gênero, estado civil, nacionalidade e naturalidade, grau de instrução, data de nascimento, ocupação, além do site, das redes sociais e das propostas de campanha das candidatas e dos candidatos.
Para realizar a pesquisa no sistema, basta selecionar a região e o estado e, em seguida, clicar em “Candidaturas”. Após preencher os campos “Município” e “Cargo”, serão informados os nomes dos candidatos em ordem alfabética. É possível consultar dados de eleições anteriores acessando o menu no canto superior direito da página.
Calendário
Conforme previsto no Calendário Eleitoral, os partidos políticos e federações tiveram até o dia 15 de agosto para registrar as candidaturas. O dia 16 de setembro, 20 dias antes do 1° turno, é a data-limite para que os pedidos sejam julgados pelas instâncias ordinárias e publicadas as decisões (Lei nº 9.504/1997 e Resolução TSE nº 23.609/2019).
- Da Redação