Foz é alvo de operação nacional da PF contra fraudes bancárias

Foz do Iguaçu foi alvo na manhã de quarta-feira (27) de uma operação voltada ao combate de fraudes bancárias. A ação foi deflagrada pela Polícia Federal e contou com o apoio da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Associação Zetta e Associação Brasileira de Internet (Abranet).

A mobilização “Não seja um laranja” faz parte da Força-Tarefa Tentáculos, que tem como um dos principais pilares a cooperação com as instituições bancárias e financeiras no combate à diversos crimes.

Sete ordens de busca e apreensão, expedidos pela 3ª Vara Federal de Foz, foram cumpridos no Paraná, Rio de Janeiro e Goiás. Dentre as ações investigadas estão associação criminosa, furto qualificado mediante fraude, uso de documento falso, lavagem de dinheiro e falsidade ideológica. As penas somadas ultrapassam 20 anos de prisão.

De acordo com a PF, no decorrer das apurações foi identificado um esquema no qual pessoas físicas, conscientes de seus atos, emprestam suas contas bancárias pessoais a terceiros mediante pagamento. As contas, por sua vez, são usadas para transações eletrônicas fraudulentas.

“Emprestar contas bancárias para receber créditos fraudulentos é crime, além de provocar um dano considerável aos cidadãos, quer pelo potencial ofensivo deste tipo de conduta delitiva, que tem sido um dos principais vetores de financiamento de organizações criminosas, como também pelos prejuízos financeiros a milhares de brasileiros”, alertou a PF.

  • Da Redação /Foto: divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *