Foz do Iguaçu registra 92% de ocupação hoteleira no feriado de 15 de novembro

O turismo em Foz do Iguaçu deve registrar alta movimentação no feriado prolongado da Proclamação da República, de 15 a 17 de novembro, com uma taxa média de ocupação hoteleira de 92%, segundo pesquisa do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (Sindhotéis). Este dado reflete o crescente interesse dos brasileiros e estrangeiros pelo destino, especialmente durante os feriados nacionais, além da tendência de planejar viagens prolongadas.

Números por categoria

Entre as categorias, os resorts lideram a procura, com 94% de ocupação, seguidos pelos hotéis de 2 estrelas (93%) e de 3 e 4 estrelas (91%). Já os hotéis de 5 estrelas alcançam 90% de ocupação. Esse cenário não só fortalece o turismo na cidade como gera oportunidades para hotéis, restaurantes e outros serviços da região, impulsionando a economia local.

Primeiro feriado nacional de Consciência Negra

Em contraste, o feriado de 20 de novembro, agora oficialmente o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, deve ter uma ocupação bem mais baixa, com uma média de 29%. O feriado ocorrerá em uma quarta-feira, o que pode ter reduzido o planejamento para viagens prolongadas. Os hotéis de 4 estrelas lideram a ocupação para essa data, com 49%, seguidos pelas categorias 3 e 2 estrelas, com 47% e 46%, respectivamente. Resorts e hotéis de 5 estrelas não registraram reservas para este feriado.

Aumento do turismo

O presidente do Sindhotéis, Camilo Rorato, observa que a busca por viagens tem se mantido alta em 2024, com destaque para experiências que combinam conforto, natureza e conexão com o meio ambiente. “Nossos visitantes procuram cada vez mais atividades imersivas e naturais, o que reforça o apelo de Foz do Iguaçu como destino de ecoturismo,” comenta Rorato. A demanda por novas experiências, que promovem lazer e aprendizado, aponta uma tendência de valorização das belezas naturais e culturais da cidade.

Turismo sustentável

O aumento da ocupação durante feriados como o da Proclamação da República e a adesão ao Dia Nacional de Consciência Negra representam uma oportunidade para expandir as ofertas turísticas de Foz do Iguaçu, integrando atividades de preservação ambiental e conscientização social. Iniciativas que priorizam a cultura local e promovem o turismo sustentável podem atrair ainda mais visitantes que buscam não apenas entretenimento, mas também engajamento com o ambiente e a comunidade local.

  • Da redação com assessoria

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *