Foz do Iguaçu pode receber hospital para atender a 9ª Regional de Saúde
O governador Ratinho Junior (PSD) confirmou que o Estado está em negociações com a Prefeitura, para a construção de um Hospital Regional em Foz do Iguaçu. A unidade de saúde, segundo ele, vai cuidar da abrangência da população da 9ª Regional de Saúde. As negociações no momento envolvem a definição do terreno onde será instalada a estrutura. O anúncio deve ser feito nos próximos dias, afirmou. O município avança no processo de federalização do Hospital Municipal Padre Germano Lauck, que deverá ser transformado em Hospital Universitáriol sob os cuidados da Unila.
“Há esta possibilidade (de um novo hospital)”, disse Ratinho Junior. “Já fizemos reunião eu, juntamente com o secretário (estadual) de Saúde Beto Preto, o prefeito General Silva e Luna (PL), e estão definindo o terreno”, adiantou o governador. Que completou: “A ideia é contratar o projeto e poder fazer o anúncio oficial de um hospital novo aqui para Foz do Iguaçu que vai atender a região”, disse o governador.
A nova unidade de saúde vem sendo pleiteada pela Prefeitura, para desafogar os atendimentos no Hospital Municipal, conforme informação antecipada à Rádio Cultura pelo secretário municipal de Saúde, Fábio de Melo. Segundo ele, o município precisa de um novo hospital para atendimento ao Serviço Único de Saúde (SUS). “Foz do Iguaçu precisa pensar para além do Hospital Municipal, precisamos rever qual é a missão desse hospital”, disse.
“Precisamos conquistar outras portas de referência, então temos um pleito junto ao governo do estado para conquistarmos um hospital que seja realmente regional”, ressaltou. Melo destacou ainda o déficit de leitos que existe na região, sobrecarregando as Unidades de Pronto Atendimento (UPA).
“Porque que fica tanta gente esperando na UPA, não só em Foz, mas em toda a região? É porque não temos uma cama disponível para colocar esse paciente dentro do Hospital. Fazer com que o Hospital Municipal absorva tudo isso é dizer que o hospital faz tudo e não é especialista em nada, então precisamos definir a missão do Hospital Municipal”, comentou o secretário.
Hospital Universitário
Além da possível construção da nova unidade de saúde em Foz do Iguaçu, o Hospital Municipal deverá ser transformado em Hospital Universitário, passando a ser gerido pela Universidade da Integração Latino-Americana (Unila). O processo já estava em andamento na gestão do ex-prefeito Chico Brasileiro (PSD) e foi retomado pelo prefeito Silva e Luna, que confirmou a informação à Rádio Cultura.
“Nós atendemos uma área que não é nem estadual, nem municipal, é nacional porque é tríplice fronteira e alguém tem que pagar essa conta” analisou o prefeito. “Sobre a federalização, Foz do Iguaçu entrou com esse pedido, mas não avançou, e saiu da pauta, agora retomamos o assunto, já organizamos a organização e vamos retomar a federalização do Hospital”, disse Silva e Luna.
Antes da federalização, é necessário regulamentar o terreno onde está construído o Hospital Municipal, que ocupa um espaço que pertence ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O município vem negociando com o Governo Federal para disponibilizar outra área para o INSS. “Esse processo está feito, o INSS já escolheu outro terreno, agora só fazer a parte de documentação” informou o General.
- Da Redação / Foto: José Fernando Ogura/AEN