Foz do Iguaçu inicia pesquisa para redesenhar rotas do transporte coletivo
Uma ampla pesquisa sobre os hábitos de deslocamento da população de Foz do Iguaçu começou a ser realizada nesta quinta-feira (12). A iniciativa, conduzida pelo Instituto de Transportes e Trânsito (Foztrans) em parceria com a Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (FEPESE), vai mapear como os moradores da cidade — tanto da zona urbana quanto rural — se locomovem diariamente. Os dados vão subsidiar o novo modelo de transporte coletivo da cidade.
A chamada Pesquisa Origem-Destino é a base técnica que permitirá reformular o sistema de ônibus municipal. Até o dia 9 de julho, uma equipe de entrevistadores treinados visitará domicílios sorteados, de terça a sábado, entre 8h e 18h. O Foztrans avalia ainda a possibilidade de ampliar esse prazo e incluir etapas complementares em julho, caso seja necessário.
“Estamos iniciando um processo técnico e transparente, que vai colocar a mobilidade urbana de Foz do Iguaçu em um novo patamar. A escuta da população é peça-chave para que as futuras linhas de ônibus atendam melhor as pessoas e reduzam o tempo de deslocamento”, afirma a secretária municipal de Transporte e Mobilidade Urbana e superintendente do Foztrans, Aline Maicrovicz.
Ouvindo a população
A reformulação do transporte será orientada por evidências. A partir das entrevistas domiciliares, o município terá um retrato real das viagens feitas pelos moradores — horários, meios de transporte usados, destinos, motivos dos deslocamentos e o perfil de quem se desloca.
Cada endereço participante tem um código exclusivo para controle da amostragem estatística. Os dados são enviados em tempo real por tablet e tratados com sigilo. Os entrevistadores estão uniformizados com crachá, colete, boné e equipamentos eletrônicos, e seguem protocolos rigorosos de abordagem e segurança.
A prefeitura destaca que a participação é voluntária, mas essencial. “As informações obtidas nesta pesquisa vão impactar diretamente na qualidade do transporte público que será ofertado à nossa população nos próximos anos. Queremos um sistema que atenda de maneira eficiente as demandas diárias da população”, diz o coordenador do estudo, Allan Diego Bockor.
Linha a linha, viagem a viagem
Além das visitas aos lares, a equipe também realiza a pesquisa de Embarque e Desembarque dentro dos ônibus. Dois pesquisadores acompanham 16 das 33 linhas em operação, nos horários de pico da manhã e da tarde, registrando a movimentação de passageiros ao longo do trajeto.
A seleção das linhas foi feita com base no Diagrama de Pareto, priorizando aquelas com maior volume de usuários. Estão entre elas a 120 (Parque Nacional), 320 (Interbairros), 101 (Vila C Norte), 315 (Primeiro de Maio) e 065 (Universitária).
Com os dados consolidados, será possível propor um sistema mais eficiente — com linhas, horários e itinerários alinhados às necessidades reais da população. “Com a colaboração da população, Foz do Iguaçu avança rumo a um modelo de transporte mais justo, moderno e inclusivo”, reforça Aline Maicrovicz.
- Da Redação com PMFI