Ex-presidente Jair Bolsonaro é esperado em Foz nesta quarta, 28

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) é esperado em Foz do Iguaçu nesta quarta-feira (28), para o lançamento da candidatura a prefeito do General Silva e Luna (PL). A expectativa é que, na visita, Bolsonaro esteja acompanhado pelo deputado federal Fernando Giacobo, presidente estadual do PL e pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD). O roteiro inclui ainda visitas a oito cidades do Paraná – Cascavel, Toledo, Campo Mourão, Londrina, Maringá, Arapongas, Cianorte e Umuarama.

Caso a agenda se confirme, esta será a primeira vez que Bolsonaro visita Foz do Iguaçu após deixar a presidência da República, no dia 31 de dezembro de 2022. A última vinda do ex-presidente ocorreu no início de junho de 2022, para uma cerimônia celebrando a relação entre Brasil e Paraguai. Na agenda, ele se reuniu com o ex-presidente do país vizinho, Mario Abdo Benítez.

Após uma reunião para discutir as relações entre os dois países, os dois ex-chefes de estado visitaram as obras da Ponte Internacional da Integração, que liga Foz do Iguaçu ao município paraguaio Presidente Franco. A estrutura foi construída com recursos da margem direita da Itaipu Binacional. Bolsonaro e Benítez ainda percorreram as ruas da cidade em uma caminhonete, enquanto acenavam para apoiadores.

Em cerimônia oficial, o presidente do país vizinho comentou o episódio, dizendo que comungava dos valores de Bolsonaro. “Presidente, acompanhei o senhor em uma caminhonete e vi o carinho que o povo tem. […] Estou muito orgulhoso desse carinho que senti desse povo que vai seguir te apoiando no futuro”, afirmou Benítez, segundo reportou a imprensa local.

“Estamos honrando a amizade de nossos povos e os valores comuns que defendemos”, disse o ex-presidente paraguaio. No evento, Bolsonaro também afirmou que as decisões sobre Itaipu seriam tomadas em acordo com o Paraguai e que a usina é um exemplo para o mundo.

“Tudo o que fazemos aqui consultamos, conversamos e buscamos cordialmente o acordo. Afinal de contas, uma sugestão a mais sempre é muito bem-vinda. Itaipu Binacional é um exemplo para o mundo de geração de energia de fonte renovável. O Brasil é exemplo para o mundo na preservação ambiental”, concluiu Bolsonaro na ocasião. A visita foi a oitava de Bolsonaro enquanto estava no exercício do mandato.

  • Da Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *