Duplicação da Rodovia das Cataratas só deve ser concluída na metade de 2026
A duplicação da Rodovia das Cataratas (BR-469), corredor turístico que liga a área urbana de Foz do Iguaçu ao Aeroporto Internacional e ao portão de acesso ao Parque Nacional do Iguaçu, será concluída no final do primeiro semestre de 2026, informou nesta quinta-feira (13) o diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), Fernando Furiatti, ao comentar sobre o atraso nas obras. A Perimetral Leste, que vai ligar a nova ponte com o Paraguai à BR-277, será entregue até o final deste ano, confirmou.
Fernando Furiati acompanhou o governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD), no primeiro dia de programação do Paraná Mais Cidades com participação de prefeitos e representantes dos 399 municípios do Paraná. Na chegada ao evento, o diretor do DER falou sobre as obras tocadas pelo estado que estão ocorrendo na região. “Estamos com uma série de obras na região, algumas já concluídas, e algumas em andamento. Mas, como disse, uma série de anúncios de novas obras para os próximos dias”, ressaltou.
Sobre as obras da Perimetral Leste, de aproximadamente 15 quilômetros que vai ligar a nova ponte com o Paraguai e a ponte da Argentina à BR-277, na saída de Foz do Iguaçu e a duplicação da BR-469, a Rodovia das Cataratas, que estão atrasadas, Furiatti disse que ambas já têm prazos para a conclusão. “Temos a conclusão da Perimetral Leste para dezembro deste ano e para metade do ano que vem a duplicação da BR-469 que liga até o Aeroporto e até o Parque Nacional”.
A conclusão da Perimetral Leste é fundamental para abertura da Ponte da Integração, que está há dois anos concluída. O atraso no cronograma ocorreu especialmente devido a algumas desapropriações de áreas onde vai passar a nova rodovia, incluindo cinco viadutos, vias marginais e alças de acessos. O projeto inclui ainda duas aduanas novas nas cabeceiras das pontes do Paraguai e da Argentina.
Rodovia das Cataratas
Em relação a duplicação dos 8,7 quilômetros da BR-469, do trevo de acesso à Argentina até o portão do Parque Nacional do Iguaçu, Furiatti também reconheceu o atraso no cronograma, previsto para ser concluído em março do ano passado. “Houveram alguns problemas de desapropriação e algumas alterações que tivemos que fazer no projeto, principalmente no acesso ao Aeroporto”.
Segundo ele, “haviam algumas áreas que tínhamos dificuldades em desapropriar e o mais importante, tivemos que alterar este acesso ao Aeroporto principalmente para dar acesso ao novo museu que será feito na entrada, que é o museu Pompidou”, completou. Os trabalhos, segundo boletim do DER do final de janeiro deste ano, atingiram 42,49% de execução, com serviços ao longo de todo o trecho.
A obra, assim como a Ponte da Integração e a Perimetral Leste, são resultado de uma parceria entre a Itaipu Binacional, governo federal e o Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), com administração e fiscalização das atividades pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR).
A duplicação inclui viadutos no km 2+260 (em frente ao Condomínio Ritz Cataratas), km 3+970 (acesso ao bairro Remanso) e km 7+600 (próximo ao museu Movie Cars), e no acesso ao Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu, localizado no km 6+760, além da nova ponte sobre o Rio Tamanduá.
- Da Redação / Foto: Roberto Dziura/AEN