Crazy Week lota lojas de Ciudad del Este e deixa trânsito lento na Ponte da Amizade
A edição 2025 da Crazy Week, a semana maluca de oferta de produtos e descontos de até 70%, lotou as lojas de Ciudad del Este, no Paraguai, um dos principais centros comerciais da América do Sul. A movimentação de turistas tem deixado o trânsito lento sobre a Ponte Internacional da Amizade, via que une o país vizinho a Foz do Iguaçu, sobre o rio Paraná. No ano passado, mais de 190 mil pessoas cruzaram a fronteira em busca de ofertas para comprar aparelhos eletrônicos, bebidas, perfumes e outros produtos.
A Câmara de Comércio e Serviços de Ciudad del Este abriu às 8h da manhã desta quinta-feira (8), com uma cerimônia oficial em área nobre da Alfândega do Paraguai, a Crazy Week 2025. A mega-feira, maior promoção do primeiro semestre do ano no centro comercial, prossegue até este domingo (11), Dia das Mães no Brasil. A intenção, segundo o presidente da organização, o empresário Said Taigen, é fortalecer o município como pólo comercial. Ele agradeceu o apoio das autoridades e destacou a participação de parceiros e empresas que aderiram a iniciativa.
A expectativa é superar os números do ano passado, quando mais de 190 mil pessoas cruzaram a Ponte da Amizade, a partir de Foz do Iguaçu, movimentando mais de US$ 210 milhões no comércio local. O comércio continua respondendo por 80% da economia de Ciudad del Este, segundo estudos da Câmara de Comércio e Serviços. A intenção é tornar a Crazy Week em uma tradição.
O lançamento da feira deste ano contou ainda com a palestra do organizador Armando Ghazaoui, que parabenizou os envolvidos e comemorou a cooperação entre Ciudad del Este e Foz do Iguaçu, destacando a aliança entre os municípios, que demonstra o porque a tríplice fronteira ser uma das regiões comerciais mais dinâmicas da América Latina. Neste contexto, os vereadores Víctor Torales e Sebastián Martínez entregaram a declaração de interesse municipal ao presidente do CCYS-CDE, reafirmando o apoio institucional à atividade.
Cuidado com o turista
Em termos de segurança, o inspetor Feliciano Martínez Peña, diretor da Polícia do Alto Paraná, detalhou o plano estratégico pensado para garantir a tranquilidade de comerciantes e turistas. Ele prometeu trabalhar de forma coordenada com líderes empresariais e visitantes, garantindo que a Crazy Week 2025 ocorra sem problemas. Da mesma forma, Landy Torres, governador do Alto Paraná, elogiou o trabalho contínuo da CCYSCDE, enfatizando que esta nova edição reflete os esforços contínuos da organização para impulsionar o comércio regional.
Da Prefeitura de Ciudad del Este, Daniel Mujica, assessor sênior, destacou o papel do centro microcomercial como principal fonte de renda da cidade, afirmando que eventos como a Crazy Week demonstram o grande potencial econômico da região. Por sua vez, Katherine Gabriaguez, chefe de departamento do SENATUR, agradeceu a oportunidade de fazer parte da equipe organizadora e garantiu que sua equipe está preparada para receber os turistas com o melhor atendimento, reforçando a importância do turismo de compras na fronteira.
Com esse apoio institucional e operacional, a Crazy Week 2025, declarada de interesse turístico nacional pelo SENATUR, está pronta para receber milhares de visitantes a partir desta quinta-feira, consolidando seu papel fundamental na atividade comercial de Ciudad del Este e na integração binacional com o Brasil.
- Da Redação
- Foto: Laclave