Crazy Week e Black Friday terão ação integrada entre Foz e Ciudad del Este

Foz do Iguaçu e Ciudad del Este iniciaram nesta semana um esforço conjunto para impulsionar o turismo de compras durante as principais datas promocionais do ano: a Crazy Week e a Black Friday. A proposta, que envolve o setor público e privado dos dois países, busca integrar ações de divulgação, marketing e estruturação da oferta turística para transformar a região da Tríplice Fronteira em um destino ainda mais atrativo para consumidores de todo o Brasil e exterior.

A reunião contou com a presença do secretário de Turismo de Foz do Iguaçu, Jin Petrycoski, do diretor da Câmara de Comércio de Ciudad del Este, Armando Ghazzaoui, do presidente do Visit Iguassu, Jaime Mendes, e do presidente do Sindhotéis (Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares), Camilo Rorato.

A Crazy Week, organizada pela Câmara de Comércio e Serviços de Ciudad del Este, está prevista para acontecer de 8 a 11 de maio, coincidindo com o Dia das Mães — considerada a segunda principal data para o comércio brasileiro. A ação envolve descontos de até 70% no varejo paraguaio e tem se consolidado como um dos períodos mais fortes de vendas na fronteira.

Já a Black Friday, tradicionalmente realizada em novembro no Brasil e no Paraguai, também será foco da parceria. Ambas as ações serão trabalhadas como um produto turístico integrado, com campanhas de divulgação que apresentem os atrativos das duas cidades como parte de uma experiência única de compras, hospedagem e lazer.

“Foz do Iguaçu sempre potencializou as compras no Paraguai, assim como o Paraguai potencializa o turismo aqui. Fazer com que a atratividade seja dos dois destinos em conjunto facilitará a tomada de decisão do visitante de vir para a fronteira”, afirma o secretário Jin Petrycoski.

Armando Ghazzaoui, da Câmara de Comércio, reforça a proposta de trabalho articulado. “Vamos fazer um trabalho em conjunto para disparar as promoções da fronteira para o mundo.”

A ideia, segundo Ghazzaoui, é aproveitar o apelo da data comemorativa para ampliar o perfil do visitante. “Ela vai culminar com o Dia das Mães, que é a segunda maior data comercial importante do Brasil. Estamos trabalhando para que, ao invés das pessoas comprarem um presentinho, tragam as mães para cá, desfrutem um hotel e façam o passeio de compras no Paraguai.”

A movimentação econômica registrada em edições anteriores revela o potencial da ação. Em 2024, a Crazy Week atraiu cerca de 190 mil visitantes, movimentando US$ 210 milhões no comércio de Ciudad del Este. Já a Black Friday levou aproximadamente 240 mil pessoas à fronteira, com impacto estimado de US$ 360 milhões.

O próximo passo será a formação de um grupo de trabalho com representantes dos dois países, que ficará responsável por elaborar um planejamento estratégico e coordenar a execução das ações integradas. A proposta também inclui o fortalecimento dos setores hoteleiro, gastronômico e de atrativos, ampliando os benefícios para toda a cadeia produtiva do turismo.

  • Da redação com PMFI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *