Construção do novo Porto Seco em Foz entra em fase de licenciamento ambiental

A construção do novo Porto Seco de Foz do Iguaçu, planejado para ser instalado às margens da BR-277, deu um passo importante nesta semana. A Multilog protocolou na segunda-feira (7) o pedido de Licença de Instalação (LI) junto ao Instituto Água e Terra (IAT), etapa essencial para o início das obras da estrutura logística.

De acordo com a empresa, os documentos submetidos ao sistema do IAT correspondem às exigências previstas na Licença Prévia, expedida no final de 2024. Após a concessão da LI e a autorização da Prefeitura Municipal, a Multilog iniciará as atividades no canteiro de obras, com os serviços de terraplanagem e construção das instalações previstas no edital.

“A Multilog, uma das maiores operadoras de logística integrada do Brasil, está dando sequência às diversas etapas necessárias para o andamento do projeto de construção do Novo Porto Seco de Foz do Iguaçu. A interação com múltiplos órgãos reguladores, cada qual com normativas específicas e prazos diferenciados, exige um elevado grau de coordenação e planejamento”, informou a empresa em nota oficial.

Além do IAT e da Prefeitura, o processo de licenciamento ambiental envolve a Companhia Paranaense de Energia (Copel), o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), a Sanepar e o DNIT, cujas licenças e autorizações já foram deferidas.

A empresa também afirma manter um diálogo contínuo com a Receita Federal e outros órgãos envolvidos no projeto, com o objetivo de garantir o cumprimento rigoroso de todas as etapas regulatórias.

A nova unidade da Multilog, quando concluída, reforçará a posição de Foz do Iguaçu como um polo logístico regional. A atual estrutura da empresa no município já é considerada o maior Porto Seco da América Latina. Com localização estratégica entre Brasil, Paraguai e Argentina, o terminal opera com integração ao sistema Siscomex e com diversos órgãos anuentes, permitindo agilidade no desembaraço aduaneiro de cargas sobre rodas, com funcionamento ininterrupto para veículos, 24 horas por dia.

O Porto Seco de Foz também é o único do Brasil habilitado para a Operação Noturna de Grãos a granel e possui a certificação ER MAPA, o que permite a reinspeção de cargas alimentares de origem animal diretamente no ponto de entrada do país.

 

Estrutura e investimento

Com investimento previsto de R$ 500 milhões, a nova unidade alfandegária será instalada em uma área de 550 mil metros quadrados, às margens da rodovia BR-277, fora da área urbana de Foz, e de fácil acesso à Perimetral Leste e à Ponte de Integração Brasil-Paraguai.

O projeto foi dividido em duas etapas. A primeira inclui a área de pátio, de 197 mil metros quadrados, destinada aos caminhões. A parte de armazenagem e vistoria terá 7,2 mil metros quadrados de área coberta fechada, incluindo mais de 600 metros quadrados de câmara fria, com três docas exclusivas para o armazenamento de produtos que necessitam de temperaturas controladas.

A estrutura também contará com equipamentos modernos, como balanças de elevada precisão e scanner de cargas. Em termos de segurança, serão instaladas câmeras avançadas para vigilância interna e externa.

O complexo terá ainda uma área de 1,9 mil metros quadrados destinada aos motoristas, dividida em oito espaços distintos, sendo sete deles internos ao porto seco, e um externo, localizado no bolsão de acesso. Os espaços vão contar com sanitários e áreas para descanso e permanência.

 

  • Da redação com Multilog
  • Foto: divulgação

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