Atrativos de Foz registram aumento visitantes estrangeiros em setembro

Os atrativos turísticos de Foz do Iguaçu registraram, em setembro, um aumento na visitação de turistas estrangeiros. No Parque Nacional do Iguaçu, o destaque ficou pela presença de chineses, com um salto de 239% no comparativo ao mesmo período do ano passado. No último mês, a unidade de conservação que abriga as Cataratas do Iguaçu registrou mais de 150 mil ingressos. O Complexo Turístico da Itaipu, Marco das 3 Fronteiras e Parque das Aves também confirmaram bom desempenho no período.

 

Em setembro, 150.933 visitantes se maravilharam com as atrações do Parque Nacional do Iguaçu, que agora soma 1.343.400 de visitantes no acumulado de 2024. O mundo todo visitou e se encantou com o Patrimônio Mundial Natural, totalizando 116 nacionalidades em setembro. Entre as nacionalidades que estiveram mais presentes no parque, os brasileiros seguem sendo maioria, com 85.766 pessoas, representando 56% da visitação. Os estrangeiros somam 65.167 visitantes.

 

O ranking dos países que mais visitaram, após o Brasil, é formado por Argentina, Paraguai, Estados Unidos, Uruguai, Alemanha, Espanha e Chile. O destaque no período foi a presença de turistas chineses, um aumento de 239% em comparação a 2023 – de janeiro a setembro foram 2.969 visitantes em 2023 e 10.072 em 2024. O número cresceu em relação a 2022 e 2021 também, que correspondem respectivamente a 659 e 143 pessoas.

 

Já os visitantes brasileiros viajaram de todas as regiões do país para contemplar as Cataratas do Iguaçu. Todos os estados brasileiros e o Distrito Federal figuram na lista, liderada por Paraná, com 32.538 pessoas, e São Paulo, com 18.579 visitantes. Em seguida vêm Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

 

Itaipu

As atrações turísticas do lado brasileiro da usina de Itaipu, em Foz do Iguaçu, atraíram 36.782 visitantes em setembro. No ano, o número de visitação soma 351.479 pessoas. Para o feriado de Nossa Senhora Aparecida, também Dia das Crianças, em 12 de outubro, o Complexo Turístico Itaipu (CTI), que opera o serviço na hidrelétrica, prepara uma série de atividades lúdicas para garantir a diversão da criançada.

 

Os turistas que mais visitaram o CTI, em setembro, foram os brasileiros, com 33.772 visitações. Os argentinos somaram 502 visitantes e os chilenos, 351, seguidos de outros estrangeiros. Dos municípios lindeiros ao reservatório de Itaipu, a demanda foi de 2.714 pessoas atendidas. Os passeios mais procurados, pela ordem, foram o Itaipu Panorâmica, com 25.219 turistas; o Itaipu Especial, com 4.854 entradas; o Refúgio Biológico Bela Vista, com 3.970; o Itaipu Iluminada, com 1.731; o Ecomuseu, com 974; e o passeio de bicicleta, com 34 pessoas.

 

Marco das Três Fronteiras

O Marco das Três Fronteiras recebeu 33.684 visitantes em setembro, superando a expectativa. O atrativo registrou, no acumulado do ano, um movimento de 334.765 mil pessoas. Para o mês de outubro, o atrativo prepara atrações para todos os públicos. O Parquinho do Marco está preparado para oferecer momentos de lazer para as crianças com equipamentos totalmente integrados à natureza e à geografia do local.

 

No sábado, 12 de outubro, haverá uma intervenção para as crianças, durante as apresentações culturais. A tradicional festa do sul do Brasil, que tem como tema principal a cerveja, será realizada no Marco das Três Fronteiras nos dias 18, 19 e 20 de outubro. A ação terá uma variedade de cervejas locais e a magia da festa alemã.

 

Parque das Aves

Em setembro de 2024, o Parque das Aves, próximo à entrada das Cataratas do Iguaçu, alcançou um marco significativo ao receber 66.005 visitantes, consolidando-se como um dos setembros mais movimentados dos últimos anos. Os dados reforçam o crescimento gradual do turismo na região e a crescente relevância do Parque como um dos destinos mais procurados pelos visitantes.

 

“Estamos muito satisfeitos com os resultados deste setembro. Ver que estamos recebendo cada vez mais visitantes nos motiva a continuar oferecendo uma experiência única e de qualidade, possibilitando uma conexão das pessoas com a  Mata Atlântica e suas espécies”, destacou Luciana Limanski, diretora financeira do Parque das Aves.

 

O Parque das Aves tem se consolidado ao longo dos anos como um dos principais atrativos turísticos do Brasil e o mais visitado de Foz do Iguaçu depois das Cataratas do Iguaçu. A instituição tem se dedicado à conservação das espécies da Mata Atlântica e à sensibilização dos visitantes que passam diariamente pelas trilhas de visitação do Parque.

 

“Foz do Iguaçu é um destino único, e o Parque das Aves tem a missão de mostrar a importância da Mata Atlântica e suas espécies. Estamos preparados para receber ainda mais visitantes e continuar com nossa missão de conservação. Para os próximos meses, esperamos continuar recebendo um fluxo expressivo de visitantes, especialmente com a chegada das férias de fim de ano”, conclui Luciana.

  • Da Redação /Foto: Bruna Nieradka

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *