Apenas 30% dos contribuintes iguaçuenses já enviaram a declaração do Imposto de Renda

Mais de um mês já se passou desde o início do prazo para a prestação anual de contas à Receita Federal, entretanto, até o presente apenas 30% dos iguaçuenses realizaram a Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (DIRPF) de 2025. Em Foz do Iguaçu o Fisco espera receber neste ano um total de 78.973 formulários. Até à tarde dessa terça-feira (22) somente 22,8 mil haviam sido contabilizados no sistema.

A data limite para a entrega do documento é 30 de maio, mesmo dia em que será pago o primeiro lote de restituição. Quem perder o prazo estará sujeito a uma multa, que varia de um valor mínimo de R$ 165,74 até um montante máximo, que corresponde a 20% do imposto devido.

Para fazer a declaração por dispositivos móveis, o contribuinte pode baixar o aplicativo oficial da Receita Federal, disponível para android e IOS. Também é possível entregar o formulário através do computador, diretamente no site do órgão. Os contribuintes podem utilizar a declaração pré-preenchida, que facilita a atualização das informações.

Ao optar pelo documento pré-preenchido, o contribuinte pode garantir prioridade no recebimento da restituição, optando também pelo crédito do valor via Pix. A prioridade absoluta é destinada a idosos, deficientes, portadores de moléstias graves, e professores.

Em todo o Paraná o fisco recebeu até a tarde de ontem 878.182 declarações do total de 3.067.861 que são esperadas dentro do prazo. Em nível de Brasil foram contabilizadas até o momento 14,7 milhões do total de 46,2 milhões de formulários que devem ser registrados até o final do próximo mês.

 

Doações

Através do Imposto de Renda é possível realizar ações solidárias. Pessoas físicas podem repassar até 6% do valor do imposto para financiar os projetos sociais. Já as pessoas jurídicas, a doação é de 1% do IR, desde que sejam tributadas com base no lucro real e destinadas no decorrer do ano-calendário.

Para fazer a doação, o contribuinte pode, no ato da declaração, indicar em um campo específico que o imposto devido seja destinado ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CNPJ 18.712.267/0001-77), e/ou ao Fundo Municipal da Pessoa Idosa (CNPJ 22.369.700/0001-90). A doação do Imposto de Renda não gera custo adicional para o contribuinte.

 

Atento aos golpes

A Receita Federal emitiu um alerta sobre as muitas fraudes envolvendo o Imposto de Renda nessa época do ano. Uma nova modalidade de golpe está ocorrendo por meio de cartas falsas com o logotipo da Receita, induzindo o destinatário a acessar um site enganoso.

As correspondências são enviadas pelos Correios e contêm instruções que levam o contribuinte a acessar um endereço eletrônico que não pertence à Receita Federal, para a captura dos dados.

Preocupados com a armadilha dos golpistas, técnicos do fisco dão algumas dicas. A primeira delas é desconfiar de qualquer correspondência que solicite acesso a sites desconhecidos para regularização de dados. Outra recomendação importante é nunca fornecer informações pessoais ou bancárias fora dos canais oficiais da Receita Federal.

  • Da redação
  • Foto: divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *