Aeroporto de Foz do Iguaçu deve receber 8% a mais passageiros nas férias de julho
O Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu deve receber durante as férias escolares de julho deste ano, mais de 180 mil passageiros entre embarque e desembarque. O fluxo de pessoas passando pelo terminal representa um aumento de 8% no comparativo do mesmo período do ano passado. Os meios de hospedagens vêm recebendo cada vez mais pedidos de reservas de leitos, informa a Associação da Indústria de Hotéis-Regional Oeste (ABIH-PR). O terminal aeroportuário de Puerto Iguazú, na Argentina, terá 48 voos extras nas chamadas “férias de inverno”.
A movimentação no Aeroporto de Foz do Iguaçu prevista para as férias de julho confirma o aumento no número passageiros do terminal aeroportuário nos últimos meses. Em 2023, aproximadamente 1,920 milhão de pessoas passaram pelo embarque ou desembarque na estrutura, um aumento de 27% no comparativo com 2022. De janeiro a abril deste ano, quase 680 mil passageiros passaram pelo local, segundo dados da concessionária CCR Aeroportos.
A tendência na ocupação dos leitos hoteleiros, um dos termômetros da boa movimentação, é que haja lotação, superando os 90%, segundo os gestores dos grandes resorts. No mesmo período do ano passado, mais de 110 mil turistas passaram pelo destino. Neste ano, em média 57% dos leitos de Foz do Iguaçu já estão reservados, segundo pesquisa divulgada no início da semana pelo Sindicato de Hotéis (Sindihotéis).
O período de férias no meio do ano varia entre os três países das Três Fronteiras: Brasil (3 a 17 de julho); Paraguai (5 a 22 de julho) e Argentina (8 a 19 de julho). Portanto no período de 08 a 18 de julho, haverá o pico de movimentação das férias de julho na fronteira.
Aumenta a procura por leitos
Segundo o gerente comercial do Grand Carimã Resort, Júlio Andrade, a projeção aponta uma boa ocupação para o período das férias de julho, mas com tendência da maior parcela das vendas, em torno de 40%, sejam feitas de última hora, com menos de 15 dias de antecedência do período. O resort possui 300 apartamentos e 930 leitos.
“Para quem planeja com mais tempo a viagem para Foz do Iguaçu, existem vantagens em reservas feitas com mais de 30 dias de antecedência, o que chamamos de early booking, e que oferece descontos bastante vantajosos na contratação da hospedagem. Estamos trabalhando em estratégias para aumentar a janela de vendas e a meta é de 90 dias ou mais”, informou.
O turismo rodoviário nos check ins walkings (chegada sem reserva antecipada), deverá ser o grande diferencial nas expectativas de ocupação registradas até o momento.
Logística
Já os atrativos turísticos iniciaram o planejamento e logística para receber um grande volume de visitantes, durante todo o mês. Para propiciar um atendimento de qualidade, os empreendimentos adotam horários de abertura mais longos, reforçam equipes de recepção com a contratação de mão de obra extra e incrementam shows e apresentações direcionados aos turistas.
De acordo com o vice-presidente da ABIH-PR (Associação da Indústria de Hotéis) Regional Oeste, Nilson de Nadai, Foz do Iguaçu possui um moderno parque hoteleiro, com mais de 28 mil leitos, oferecendo conforto, lazer e serviço de qualidade.
“Foz do Iguaçu tem recebido cada vez mais investimentos na área da hotelaria e turismo, e vem garantindo assim, cada vez mais a permanência do turista no destino e contribuindo economicamente com a cidade”, disse.
Voos extras
A Aerolíneas Argentinas, operadora estatal de transporte aéreo da Argentina, programou uma série de voos extras para as férias de inverno no país. Ao todo, serão 330 voos diários a mais, um aumento de 5% no comparativo de julho do ano passado.
- Da Redação / Foto: CCR Aeroportos