Cuidados especiais garantem toque de requinte às peças de prata

7 de março de 2019
7 de março de 2019

Cuidados especiais garantem toque de requinte às peças de prata

Todo mundo tem em casa algum objeto de prata. Sejam talheres, algo que faça parte da decoração ou até mesmo as tradicionais jóias de prata, como pulseiras, anéis, brincos e correntes. O detalhe é que com o tempo as peças de prata vão perdendo o brilho e, diferente de outros objetos da casa, exigem cuidados especiais para que se mantenham sempre brilhantes e com aquele toque de requinte.

No caso das joias é comum que as pessoas apostem naqueles paninhos mágicos, que garantem que as peças estejam sempre reluzentes. Mas você sabia que existem algumas técnicas caseiras que garantem que qualquer objeto de prata permaneça sempre brilhante como se fosse novo? Confira agora o que você pode utilizar para limpar prata.

 

Pasta de dente

A maioria das pastas de dente contém em seus componentes bicarbonato de sódio ou outro produto que tem mais ou menos a mesma função. Isso significa que você pode usar essa técnica para limpar algum objeto de prata.

A pasta branca é a mais indicada e você deve usar uma escova de dente – voltada apenas para esse uso – ou outra escovinha mais macia. A esponja também pode ser útil nesse caso.

Esfregue a pasta de dente no objeto de prata que deseja limpar, lave com água e sabão e então deixe secar. O resultado será uma peça brilhante e com aspecto de nova.

 

Bicarbonato de sódio

O bicarbonato é indicado para limpeza de peças de prata e pode ser usado de duas maneiras. Você pode passar uma pasta de bicarbonato com água sobre o objeto ou deixá-lo de molho em água quente com bicarbonato.

Essa segunda opção é mais indicada para peças pequenas, como brincos, anéis e pulseiras e você nunca deve deixar os objetos mergulhados por muito tempo. Alguns minutos já é suficiente para a limpeza.

 

Sal

Para fazer a limpeza com sal, basta colocar as peças de prata dentro de uma bacia com água quente e um pouco de sal. Deixe de molho por algum tempo, até que os objetos estejam mais claros e com aspecto de novos. Em seguida, passe uma água e deixe secar naturalmente.

 

Papel alumínio

Você possui objetos de prata com muitos detalhes? O papel alumínio pode ajudar na hora de clarear a peça.

Deixe os objetos mergulhados em uma mistura de água quente com papel alumínio. A dica é deixar por aproximadamente 20 minutos ou até que as peças de prata estejam mais claras e reluzentes.

 

Casca de banana

A casca de banana também tem utilidade na limpeza de objetos de prata. E o melhor é que é bastante simples de fazer. Basta esfregar a parte de dentro da casca no objeto que você deseja limpar. Em seguida, passe um pano seco por cima para dar brilho.

 

Limão

Corte um limão ao meio e passe sal na parte de dentro. Em seguida passe essa mistura sobre a peça de prata que deseja limpar. Deixe agir por alguns minutos e depois lave o objeto apenas com água. Deixe secar naturalmente.

 

Refrigerante de soda

Em um recipiente, coloque os objetos de prata que deseja limpar e despeje um pouco de refrigerante de soda. Deixe agir por alguns minutos e então enxágue as peças em água corrente. Essa dica é interessante para objetos menores como joias e talheres de prata.

 

Banho de prata

Essa dica é indicada apenas para peças que estão bastante oxidadas e escuras. O ideal é que o banho de prata seja feito apenas de vez em quando.

Para fazê-lo basta comprar o líquido indicado para a técnica, colocar em um recipiente plástico e deixar o objeto de prata mergulhado ali pelo tempo determinado na embalagem.

É preciso usar um recipiente com tampa. Essa técnica não é muito recomendada, já que pode vir a danificar a prata se feita com muita frequência. Inclusive, quando realizada por profissionais, o banho de prata é aplicado com a ajuda de esponjas de algodão.

 

Dicas de conservação para objetos de prata

Além da limpeza, alguns cuidados diários com sua prataria ou qualquer objeto de prata vão fazer com que as peças durem por mais tempo. Para isso você pode:

  • Guardar objetos de prata em um local seco e arejado, pois a umidade é inimiga da prata e faz com que ela oxida mais rapidamente;
  • Manter a prata longe de produtos de limpeza, muitos deles são corrosivos e podem riscar ou estragar sua prataria;
  • Deixar joias enroladas em flanela ou saquinhos de pano, isso ajuda a mantê-las livre de poeira e até mesmo evita a umidade;
  • Ao tirar uma joia de prata passe uma flanela ou pano de microfibra na peça;
  • Lavar a prataria logo que utilizar, o ideal é fazer o mínimo de força durante a limpeza, para evitar riscar a peça;
  • Evitar qualquer objeto que possa arranhar a prataria, ou seja, não use palha de aço ou qualquer esponja mais dura quando for lavar as peças;
  • Não colocar peças de prata na máquina de lavar louça, pois os produtos utilizados na máquina podem danificar a prata;
  • Embalar a prataria em sacolas plásticas ou plástico filme, não use sacos de lixo, pois são feitos de petróleo e podem manchar os objetos com o tempo;
  • Usar pano de microfibra para limpar e polir peças de prata;
  • Tenha uma flanela mágica em casa para polir suas joias, você pode comprar em qualquer loja que venda prata.

Reportagem: Decor Fácil / Foto: Divulgação

Share

Leia mais sobre este conteúdo e outras informações na edição impressa.

GDIA