Teatro Barracão: História e Histórias
Neste sábado, dia 19 de outubro, será o lançamento do livro “Teatro Barracão: História e Histórias”, organizado por Yulliam Moncada e José Castillo. A coletânea reúne relatos e experiências da comunidade artística que, ao longo dos anos, desempenhou um papel na preservação e fortalecimento do local.
Desde a sua inauguração, nos anos 90, o Teatro Barracão de Foz do Iguaçu tem se consolidado como um importante espaço cultural, sobretudo dedicado à promoção e disseminação da diversidade. O teatro busca transformar vidas e promover a inclusão social. Com um compromisso especial com a democratização do acesso à cultura, oferece uma variedade de produções artísticas, utilizando a arte como ferramenta de expressão e reflexão sobre a condição humana.
O “Teatro Barracão”, abriu suas portas em 1992. Na época, foi criado para suprir a falta de um palco e abrigo para as artes na cidade. Ao longo do tempo, o espaço e suas instalações modestas tornaram-se um símbolo de resistência e luta de muitos artistas locais contra a indiferença, destacando-se por sua diversidade e abertura para manifestações culturais de todos os gêneros.
Localizado na Praça da Bíblia, na Avenida República Argentina, no bairro Jardim São Paulo, o prédio do Teatro Barracão é candidato a ser reconhecido como patrimônio cultural de Foz do Iguaçu. Foi construído por iniciativa do Governo do Estado do Paraná, por meio de um projeto que atendeu a outros municípios, é uma das poucas unidades que resistiu ao tempo.
Os autores convidam a população para o evento de lançamento do livro no dia 19 de outubro, às 19h, no próprio Teatro Barracão. Durante o evento, haverá distribuição gratuita de exemplares do livro. Esta iniciativa é fruto do esforço da sociedade civil e conta com recursos do Fundo Municipal de Incentivo Cultural, através do edital 01/2022 de Produção e Difusão Cultural, organizado pela Fundação Cultural de Foz do Iguaçu.
- Da redação