Projeto de extensão da UNILA ajuda estudantes de escolas públicas a identificar o bullying
A cartilha traz conteúdos que podem ser aplicados a estudantes, sugerindo leituras, vídeos sobre o tema e também atividades e dinâmicas de grupo que podem ajudá-los a identificar valores fundamentais para a prevenção do bullying como respeito, empatia e amizade. Também leva todos a refletirem sobre como as pessoas atuam diante do bullying ou do assédio escolar.
O material é resultado de um projeto mais amplo intitulado “De mãos dadas por amplos caminhos”, do qual são desenvolvidos materiais didáticos para a educação em direitos humanos, valores e cidadania. Segundo os participantes, foi realizado um estudo de campo aplicando entrevistas a docentes que atuam nos sistemas escolares da Tríplice Fronteira e a análise das entrevistas revelou a importância de trabalhar esses temas.
Em 2020 o projeto de extensão teve início com a proposta de criar materiais didáticos bilíngues e disponibilizá-los no formato digital, com acesso livre, para que qualquer educador possa utilizá-los. Os pesquisadores destacam que os materiais são trabalhados para a construção de valores e atitudes éticas como o respeito, o diálogo, a democracia, a solidariedade, a empatia, o trabalho em equipe e a resolução conjunta de problemas.
O projeto é conduzido pelos professores da UNILA Waldemir Rosa, Miguel Cristi e Emerson Pereti,; os estudantes Fernando Santana, Camila Lazzarini e Luisa Souza Barros; além de participações externas da área de Jornalismo, Direito, Psicanálise e Pedagogia.
A cartilha didática é recomendada para adolescentes a partir de 11 anos e traz elementos para identificar atos de violência, as suas consequências e quais ações permitem evitá-los. “Conhecer e praticar valores como respeito, empatia e amizade é positivo para o nosso próprio ser, das demais pessoas e de toda a sociedade”, ressaltam os organizadores. Em função disso, orientam que para evitar o bullying é necessário que as escolas, como comunidade educativa (docentes, estudantes, famílias), realizem atividades periódicas de conscientização e prevenção.
Em seu conteúdo, o leitor tem acesso ao conceito de bullying, expressão que “é utilizada no âmbito escolar para indicar a intimidação sistemática, ou assédio frequente, de uma pessoa, ou grupo de pessoas, sobre outro indivíduo. Refere-se à violência intencional, sistemática e repetitiva, seja de forma física, verbal ou psicológica, exercida por um estudante ou grupo, sobre outro”. O texto traz, também, as formas mais frequentes de tipos de bullying: físico, psicológico, verbal, sexual, por orientação ou identidade sexual, social ou moral, material, ciberbullying. Vale mencionar que uma pessoa pode ser vítima, simultaneamente, de vários tipos de intimidação.
E é preciso reconhecer o bullying na condição de vítima, mas também na de testemunha, reforçando que é preciso denunciar a ação. Há, ainda, recomendação para o agressor, sugerindo-lhe empatia, humildade e a busca por ajuda psicológica. E que em todas essas situações, é importante reconhecer a necessidade de um acompanhamento profissional por parte de psicopedagogo, psicólogo ou psiquiatra, além de ter apoio de pessoas próximas, em especial da família.
Como evitar o bullying
De acordo com a cartilha, essas são as ações mais recomentadas:
-Trabalhar a temática do bullying em sala de aula, gerando espaços participativos e de diálogo. Por exemplo, a partir de assembleias ou exercícios de autoconhecimento.
-Demonstrar sempre um claro rechaço diante de atitudes violentas e injustas.
-Pautar o tema nas reuniões entre docentes, pais e mães, para aprender a reconhecer quando o bullying se apresenta.
-Sensibilizar toda a comunidade escolar sobre os efeitos negativos desta violência, na vítima, no agressor e na comunidade escolar.
– Trabalhar o respeito, a empatia e a amizade como valores essenciais para a convivência positiva.
-Criar projetos que envolvam aos e às estudantes na prevenção e detecção dos diversos tipos de bullying.
– Agir imediatamente diante de uma situação de bullying. As vítimas não podem esperar.
Cartilha na versão portugues : https://drive.google.com/file/d/1ygIS0iejSGEcPFU5656JTnSEP1QtQLuT/view
AI UNILA