Print of Science 2023 traz o tema das viagens científicas para Foz do Iguaçu
Cogumelos, inteligência artificial, física quântica e outras viagens. Estes são alguns dos temas abordados no Pint of Science 2023, o festival mundial de divulgação científica em bares e restaurantes, que acontece nos dias 22, 23 e 24 de maio, sempre às 19h. Serão mais de 400 cidades participantes, em 25 países. Só no Brasil, 120 cidades recebem o Pint of Science e, entre elas, Foz do Iguaçu.
Este ano, o Pint Foz traz o slogan “Embarque no mundo da ciência”, um convite para que cada participante inicie uma viagem ao mundo do conhecimento. “Queremos celebrar as viagens que possibilitam o desenvolvimento da ciência. Desde as explorações científicas em vários locais do mundo até a viagem metafórica nas leituras que todo amante da ciência faz quando está estudando”, resumiu a coordenadora do Pint of Science Foz do Iguaçu, Mayara Godoy.
Serão três noites de palestras em seis bares diferentes. A entrada é gratuita e os participantes pagam somente o que consumirem durante o evento. O Pint of Science é um evento de extensão da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), organizado por uma equipe de voluntários. O patrocínio é da H2O Innovation, Devax Diagnósticos Veterinários PD&I e Parque das Aves.
No primeiro dia do Festival, segunda-feira (22), o Paiol Tap House recebe a palestra “Cuidado: a física quântica vai te deixar pilhado”. Em uma noite dedicada às ciências exatas, os palestrantes José Ricardo Cezar Salgado e Daniel Luiz Nedel vão abordar conceitos da Física Quântica e da Eletroquímica e mostrar onde eles estão presentes no nosso dia a dia. Simultaneamente, acontece a palestra “Das megalópoles aos confins do mundo: as viagens pela ciência”, na Tap House Maltezo. O docente Michel Passarini vai contar como é fazer pesquisa na Antártica, um dos locais mais isolados e desconhecidos do planeta terra. Por outro lado, Lucimara Reis vai falar sobre suas pesquisas em grandes conglomerados urbanos como Xangai, São Paulo, Buenos Aires e Istambul.
Na terça-feira (23), no Zeppelin Avenue, o tema em debate será “Cogumelos: uma viagem psicodélica através dos tempos”. Na ocasião, o integrante do Laboratório de Neurofarmacologia Clínica da UNILA, Gabriel Pontieri, vai abordar as propriedades psicoativas dos cogumelos e os efeitos dessas substâncias no organismo humano. Na sequência, Alexandre Varella, vai contar a história do fungo da variedade teonanácatl, conhecido como cogumelo divino, utilizado por indígenas mexicanos desde antes da chegada dos espanhóis, além de relatar sua jornada pessoal no México. Já o bar do hostel Selina recebe a palestra “As fronteiras do combate à violência contra a mulher”, com a participação da chefe da Delegacia da Mulher de Foz do Iguaçu, Giovanna Antonucci, e da docente Cleusa Gomes, representante do Observatório de Gênero e Diversidade na América Latina e Caribe da UNILA.
A noite de encerramento, quarta-feira (24), será dedicada às “Viagens que mudaram nossa história” no Barracão Happy Hour. O historiador Clovis Brighenti vai falar sobre os Caminhos de Peabiru, antigos caminhos utilizados pelos indígenas sul-americanos ligando o litoral ao interior do continente. Já Micael Alvino da Silva vai relembrar a expedição espanhola encabeçada por Cabeza de Vaca pelo interior da América do Sul em 1541. Na mesma noite, o Hell’s Dogs Motorcycle Bar será palco da palestra “ChatGPT, crie um título para esta palestra”. Os pesquisadores Joylan Maciel e André Gustavo Maletzke prometem desvendar como a Inteligência Artificial (IA) vem revolucionando diversos setores, desde a saúde até a indústria automotiva, e problematizar como essas ferramentas poderão mudar as nossas vidas no futuro.
- AIUnila
(evento) Evento é realizado em Foz do Iguaçu desde 2018 e costuma lotar os bares da cidade