Operação Natal intensifica a segurança nas áreas de comércio em Foz para temporada de festas e compras

A busca por presentes e itens para as ceias de Natal de Ano Novo deve aumentar significativamente a movimentação de pessoas nas áreas de comércio de Foz do Iguaçu e região nos próximos dias. Boa parte das lojas na região central já estendeu o horário de atendimento e, com isso, a segurança nas vias também precisou ser reforçada.

Para garantir a tranquilidade da população e dos turistas, a Polícia Militar deu início, nesta semana, a Operação Natal, com foco na prevenção de crimes diversos, como furtos e roubos. A ação seguirá de forma ininterrupta até o final de dezembro.

Bairros como Centro e Vila Portes estão entre os pontos de maior atenção devido a grande quantidade de estabelecimentos comerciais e agências bancárias. Entretanto, haverá patrulhamento constante em todas as regiões da fronteira, especialmente em locais com grande movimento de pessoas, como a Praça da Paz, Gramadão da Vila A e região da Ponte Internacional da Amizade.

A operação ocorrerá simultaneamente em todas as cidades do Paraná, com emprego de equipes especiais e também do setor administrativo, que realizarão rondas, abordagens, patrulhamentos motorizados e a pé, além de bloqueios de trânsito em pontos estratégicos.

Foram mobilizados policiais de vários grupos, incluindo Rocam, Rotam, RPA, Choque, PM Ambiental, Canil e outros. “O período natalino atrai um grande número de pessoas para as áreas comerciais, e isso exige uma presença ainda mais intensa da Polícia Militar. Nosso objetivo é proporcionar tranquilidade para que consumidores e comerciantes possam aproveitar as festas com segurança”, destacou o subcomandante-geral da PM, coronel Paulo Henrique Semmer.

A operação contribuirá também para que a PM faça buscas, apreensões, capturas de foragidos, prisões em flagrante ou de indivíduos que estejam com mandados de prisão expedidos pela Justiça.

Locais já previamente mapeados, onde há registro de ocorrências constantes, terão ações pontuais, em horários específicos. A população pode colaborar com o trabalho da PM através de denúncias. As informações podem ser repassadas através do telefone 181 e também pelo aplicativo 190.

Compras

As lojas da região central estarão abertas, até o dia 14 de dezembro, entre as 8h/9h até às 20h. A partir do dia 16, a maioria dos locais funcionará até às 22h. As lojas localizadas nos shoppings e as lojas francas atenderão das 10h às 23h. A única exceção será aplicada à véspera de Natal, dia 24, quando o atendimento será das 8h às 17h para as lojas de rua.

Nos supermercados, o atendimento nos estabelecimentos de atacado ocorrerá das 7h30 às 22h. Na maioria dos estabelecimentos que vendem apenas no varejo o expediente segue das 8h30/9h às 22h. Na véspera de Natal os mercados atenderão até às 19h.

Orientações

Para dificultar a ação de criminosos, a Polícia Militar orienta a população a redobrar os cuidados durante as compras de final de ano. Dentre as ações é aconselhável circular pelo comércio durante o dia, evitando sair sozinho.

Sempre que possível, dê preferência aos pagamentos com cartão para que não precise transportar e manipular grandes quantidades de dinheiro nas vias públicas e estabelecimentos.

Também é importante estar sempre vigilante com relação a bolsas, carteiras ou outros objetos, transportando-os para junto e à frente do corpo. Desconfie de empurrões ou esbarrões e da aproximação de pessoas estranhas.

  • Da redação  / Foto: Polícia Militar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *