Oficina artística reforça ações de combate à dengue com crianças do projeto Foz Fazendo Arte

Integradas na luta contra a dengue, crianças que participam de oficinas do Foz Fazendo Arte na Estação Cultural João Sampaio, na Vila C, produziram peças de conscientização sobre a doença e sensibilização para que a comunidade faça a própria parte na eliminação de focos do Aedes aegypti.

O trabalho foi realizado durante as aulas de Manualidades Infantil, coordenadas pela arte-educadora Simone Sozzeki Lotero. Os 19 pequenos desenharam cartazes e panfletos com uma mensagem clara: “Xô, dengue!”.

Um jogo da memória foi confeccionado, utilizando maneiras lúdicas para mostrar a destinação correta do lixo, limpeza dos vasos de plantas, entre outras situações que facilitam a proliferação do mosquito e precisam ser combatidas.

Segundo a professora Simone Lotero, os alunos também participaram de uma roda de conversa para falar sobre a doença, que muitos já conheciam com proximidade. “Todos eles já sabiam os sintomas da doença e a conheciam bem, por conta de familiares que foram afetados pela dengue ou até mesmo as próprias crianças, que sentiram na pele como ela pode nos afetar”, relatou a arte-educadora.

Após o fim das atividades na estação, as crianças assumiram o compromisso de replicar o aprendizado com outros dois amigos do bairro ou da escola, fazendo-os fazer o mesmo para criar uma rede de pessoas engajadas no combate ao mosquito em Foz do Iguaçu.

“As crianças costumam ser muito mais engajadas do que os adultos. Elas cobram os pais, falam com os professores e estão sempre interessadas em não deixar o mosquito se proliferar. Uma ação como essa contribui para não baixarmos a guarda e seguimos em combate”, disse a coordenadora do projeto Foz Fazendo Arte, da Fundação Cultural, Fabiana Zelinski.

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *