O Cineclube Cinelatino promove exibição e debate do filme Praia Formosa com a presença da diretora Julia de Simone

O filme “Praia Formosa” (2024), da diretora Julia de Simone, chega ao Cinelatino este mês. A exibição acontece no dia 15 de abril, às 19 horas, no Cine Cataratas em Foz do Iguaçu (ingressos a R$ 15,00) e é fruto da parceria entre o Cineclube Cinelatino, o espaço Cine Cataratas, a distribuidora Olhar Filmes e o Sudacas Bar.

A co-produção entre Brasil e Portugal — que estreou mundialmente na 53ª edição do Festival Internacional de Cinema de Roterdã, e recebeu os prêmios de Melhor Fotografia e Melhor Direção de Arte no Festival Internacional de Curitiba em 2024 — conta a história de Muanza, uma mulher oriunda do Reino do Congo, que foi traficada para o Brasil em meados do século XIX e que misteriosamente desperta nos dias atuais. Nesta situação, ela se depara com um Rio de Janeiro de tempos não lineares, onde entidades do passado e do futuro se entrelaçam, em uma busca pessoal pela compreensão de sua história e suas origens. O filme testemunha a vida que surge dos espaços da cidade, a resistência frente à desterritorialização forçada e os afetos que sustentam as relações de irmandade.

Após a exibição, haverá um debate no Sudacas Bar, com a presença da diretora, roteirista e produtora Julia de Simone, da artista multidisciplinar, formada em Cinema e Audiovisual, Mestranda em Estudos Latino-Americanos (PPGIELA) na UNILA e pesquisadora no Threatened Dominican Scholars Fellowship, Eliana Del Rosario, da arquiteta, mestra e doutora, docente do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNILA Céline Veríssimo e do ator e estudante de Cinema e Audiovisual da UNILA, Acantonado. A mediação será realizada por Fran Rebelatto, diretora, fotógrafa e professora do curso de Cinema e Audiovisual da UNILA.

A classificação indicativa é de 12 anos e os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do cinema ou através do site do Cine Cataratas: https://www.cinecataratas.com.br/. O Cineclube Cinelatino é um projeto de extensão da UNILA sem fins lucrativos. A receita da venda de ingressos é destinada integralmente ao cinema e às distribuidoras.

  • Redação com assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *