Mostra Pedagógica do projeto Foz Fazendo Arte dissemina cultura pela cidade

As produções artísticas e culturais promovidas pelo projeto Foz Fazendo Arte, da Fundação Cultural, chegarão a todas as regiões da cidade através da Mostra Pedagógica do projeto. A iniciativa teve início em outubro e segue até dezembro com diversas apresentações nas mais diversas linguagens, tais como capoeira, teatro, artes visuais, circo, dança, literatura e música. (Programação abaixo).

A exposição amplia o acesso das comunidades à cultura e também visa promover uma prestação de contas, com o resultado dos investimentos nas políticas públicas de cultura. Desde o início do projeto, em 2022, até agora, mais de oito mil atendimentos foram realizados em mais de 80 pólos espalhados pela cidade.

A Mostra Pedagógica pretende duplicar esse número, alcançando, especialmente, pessoas que ainda não tiveram contato com os códigos culturais.

“A Mostra cumpre vários propósitos, entre eles, o de promover o encontro da arte com a população, com foco na inclusão cultural, valorizar as produções artísticas e fortalecer a socialização de conhecimentos, além de prestar contas ao cidadão sobre os recursos aplicados no projeto”, comentou o diretor-presidente da Fundação Cultural, Juca Rodrigues.

Importância

O projeto Foz Fazendo Arte é uma das principais estratégias de difusão, circulação e formação artística promovida pela gestão. A ação conta com cerca de 70 arte-educadores que desenvolvem oficinas livres e também de formação de novos artistas, em vários locais da cidade, entre escolas, equipamentos de saúde pública, associações de moradores e entidades sociais.

“Reforçamos que o papel do Foz Fazendo Arte é descentralizar o acesso à cultura, levando-a aos bairros e envolvendo os moradores em iniciativas marcantes. A arte possui esse poder agregador e de sensibilização e para isso é preciso conectá-la ao morador”, disse a coordenadora do programa, Fabiana Zelinski.

A Mostra Pedagógica é um dos requisitos estabelecidos no contrato com os arte-educadores, que devem apresentar as atividades à comunidade uma vez por ano. Além do evento, os resultados do projeto também já possuem um alcance competitivo, com a participação de grupos artísticos, formados nas oficinas, em festivais de várias áreas culturais.

Confira a programação:

16 e 17/11 às 19h – Festival de esquetes teatrais – Auditório da Fundação Cultural (R. Benjamin Constant, 62 – Centro);

24/11 às 18h30 – Apresentações de danças, teatro, capoeira, violão e percussão. – Projeto Um chute para o futuro (R. Augusto Veloso);

26/11 às 19h – Bruxas de Salém -Teatro Municipal de Toledo (R. Santos Dumont, 2626 – Vila Industrial, Toledo);

29/11 as 10h – Exposição fotográfica Convivências – Centro de Convivência do Idoso (R. Piquiri, 100 – Conj. Libra);

29/11 das 19h às 23h – Exposição de retratos “Todos os Homens” – Zeppelin Old Bar (R. Maj. Raul de Matos, 222 – Vila Yolanda);

30/11 às 10h – Exposição fotográfica Paisagens do Inconsciente -Shopping Catuaí Palladium (Av. das Cataratas, 3570 – Vila Yolanda);

11 e 12/12 às 20h – FRONTEIRIÇAS – Auditório da Fundação Cultural (R. Benjamin Constant, 62 – Centro);

14/12 às 19h – Apresentações de Violão e Teclado – Projeto Aprendendo a viver (Av. João Ricieri Maran, 54 – Três Lagoas)

20/12 das 14h às 17h – Exposição de artesanato – Centro de Convivência do Idoso

  • AMN / Fotos: Christian Rizzi

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *