Itaipu reforça orientações sobre como fazer inscrição no edital de patrocínio voltado para cultura
As inscrições para o edital de seleção pública de patrocínio da Itaipu voltado para eventos artístico-culturais, com recursos de R$ 3 milhões, podem ser feitas até 31 de dezembro. Para garantir mais assertividade das proponentes nos pedidos, a Binacional está reforçando as orientações do processo. As entidades precisam ter no mínimo 12 meses de constituição. A iniciativa contempla produção de espetáculos, performances, festivais artísticos, culturais e musicais, realização de mostras e afins.
As ações deverão ser desenvolvidas dentro da área de atuação prioritária da Itaipu, que compreende os 399 municípios do Paraná e 35 do Mato Grosso do Sul, totalizando 200 mil quilômetros quadrados e 11 milhões de habitantes.
A gestão da Comunicação Social, área responsável pelo patrocínio, pede que os interessados observem com atenção quais os tipos de projeto são previstos no item “objeto” do edital, pois os que não se enquadrarem serão eliminados.
O edital não contempla ensaios ou custeio e manutenção da entidade, nem mesmo é destinado a pessoas físicas nem pessoas jurídicas com fins lucrativos. Entidades de direito público, como municípios, podem submeter projetos.
O edital também contempla ações de Natal, desde que estejam enquadradas no item “objeto”. “Portanto, esse é o momento de os municípios que realizam ações natalinas submeterem seus projetos para o Natal de 2025, lembrando que pagamento de cachê artístico é despesa vedada”, alerta o gerente da Gestão da Comunicação, Marcos Rogério Pinto de Oliveira.
É muito importante que os(as) interessados(as) acessem o site da Itaipu: https://www.itaipu.gov.br/sala-de-imprensa/patrocinios, façam a leitura do edital e assistam aos vídeos disponíveis, pois eles são essenciais para que o projeto submetido atenda às regras.
Imprensa de Itaipu