Festival 3 Margens 2025 ocupa a Tríplice Fronteira com cinema latino-americano e atividades culturais

Entre os dias 22 de outubro e 6 de novembro de 2025, a Tríplice Fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina volta a pulsar ao som e à imagem do cinema com a 7ª edição do 3 Margens – Festival Latino-Americano de Cinema. Com exibições em Foz do Iguaçu (Brasil), Ciudad del Este (Paraguai) e Puerto Iguazú (Argentina), o festival reafirma sua vocação trinacional e seu compromisso com o audiovisual como ferramenta de troca, memória e resistência.

O 3 Margens é voltado à valorização de curtas-metragens latino-americanos, com destaque para produções independentes e narrativas que tensionam fronteiras – geográficas, políticas e poéticas. A programação oferece ao público uma experiência plural de cinema e diálogo, ampliando repertórios e fortalecendo laços entre os países vizinhos.

Identidade visual

A edição 2025 já tem sua identidade visual definida, criada pela artista convidada Débora Berté. Nascida em Santa Helena (PR) e criada em Foz do Iguaçu, Berte cresceu cercada por pinturas, bordados e costuras – expressões artísticas herdadas de gerações anteriores. Encontrou na arte um espaço de acolhimento e identificação, nutrido por livros, revistas e filmes.

Formada em Gravura pela EMBAP – Escola de Música e Belas Artes do Paraná, é na pintura e na ilustração que Berte desenvolve sua poética singular, voltada ao universo feminino, aos laços emocionais impostos pela sociedade, à busca por uma espiritualidade sem cobranças e à representação da mulher real – tudo isso envolto em um “desconforto colorido” que reflete a intensidade das transformações contemporâneas.

“Os três rostos, além de representarem as três fronteiras, onde milhares de artistas exercem sua existência, também simbolizam sentimentos e qualidades que, ao meu ver, são essenciais para criar: a inocência de não entender o poder que se tem; a coragem de enfrentar os desafios do tempo; e a completude que surge quando a obra é finalizada e entregue ao mundo. Como reflexo da latinidade, as cores vieram das bandeiras, em um exercício de reapropriação daquilo que já é nosso: o domínio da narrativa.”

 Débora Berte Mostras 2025

Os filmes serão exibidos em mostras competitivas e paralelas, distribuídas entre salas públicas, centros culturais, escolas e espaços comunitários nas três cidades da fronteira.

 

Mostras Competitivas

  • Entre Rios – dedicada a realizadores e realizadoras da região trinacional (Paraná, Misiones e Paraguai);
  • Afluentes – aberta a curtas latino-americanos de temática livre.

Mostras Paralelas

  • Mostrinha – seleção especial para o público infantojuvenil;
  • Cine Bairro – sessões comunitárias em territórios periféricos;
  • Venas Abiertas – filmes urgentes, experimentais e indomáveis;
  • Panorama – retratos contemporâneos da América Latina;
  • OLAR – Observatório Latino-Americano de Realizadoras – foco em produções dirigidas por mulheres e dissidências;
  • Mostra Universitária – curtas realizados em contextos acadêmicos, por estudantes e coletivos universitários.

Formações e atividades paralelas

A programação será acompanhada de atividades de mercado com debates, oficinas, estudos de caso, rodas de conversa, além do já tradicional Laboratório de Roteiros Dante Giardina, voltado ao desenvolvimento de roteiros de curtas-metragens da região trinacional (Brasil, Paraguai e Argentina).

Inscrições abertas até 20 de agosto

As inscrições para as mostras competitivas Entre Rios e Afluentes estão abertas até 20 de agosto de 2025 e podem ser realizadas através do site:

www.festival3margens.com

Podem participar curta-metragens, finalizados a partir de janeiro de 2024, realizados em qualquer país da América Latina. As obras selecionadas terão sessões presenciais nas três cidades e estarão habilitadas a concorrer a prêmios do júri oficial e menções especiais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *