Estação Cultural Haroldo Alvarenga ganha 10 obras do artista plástico que nomeia o espaço
A Estação Cultural Haroldo Alvarenga, localizada na Praça da Paz, Centro de Foz do Iguaçu, recebeu na manhã desta quinta-feira (27) a doação de 10 esculturas de um dos artistas mais importantes da cena cultural da cidade, que dá nome ao espaço público.
As obras foram entregues à Fundação Cultural, que administra a estação, por Leila Alvarenga, viúva do artista plástico, que faleceu em março de 2013. As esculturas passam a compor o acervo do espaço e a população poderá conferi-las na visitação.
“Como forma de muita gratidão pelo reconhecimento da Fundação Cultural nomear o Espaço Cultural com o nome do Haroldo Alvarenga, faço a doação dessas obras para o acervo desse espaço”, afirmou Leila Alvarenga.
“Ficamos muito honrados por esse ato da Leila. Essa doação é uma grande contribuição para a cultura de Foz do Iguaçu. Agora, todos os iguaçuenses terão a oportunidade de conferir as obras desse grande artista que foi o Haroldo Alvarenga”, destacou o diretor-presidente da Fundação Cultural, Dalmont Benites.
As esculturas feitas por Haroldo Alvarenga se destacaram por capturar a essência das tradições locais, eternizando figuras como Naipi e Tarobá, personagens da Lenda das Cataratas. Em sua trajetória, ele teve mais de 400 obras catalogadas e realizou exposições em países como Estados Unidos, França e China.
A contribuição de Haroldo à cultura de Foz do Iguaçu inclui ainda a criação da Orquestra Municipal, do Coral Municipal e da Associação Cultural de Artistas Plásticos do Iguaçu (Acapi).
Sobre a Estação
A Estação Cultural Haroldo Alvarenga está localizada na Avenida Jorge Schimmelpfeng, nº 62 – Praça da Paz. O espaço pode ser visitado pela população, de forma gratuita, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
- ACS PMFI
(estação)