Corrida e Caminhada da Mulher promove a inclusão de eventos de arte
As iniciativas esportivas estão cada vez mais engajadas em promover a inclusão de pessoas com deficiência na sociedade. Para além da competição, tais ocasiões têm se mostrado importantes plataformas para influenciar a percepção social.
Neste ano, a 13ª Corrida e Caminhada da Mulher não apenas contará com a participação dos alunos da APAE nas provas esportivas, mas também abrigará uma exposição de arte. As obras, criadas pelos artistas da instituição, serão um ato de reconhecimento e valorização, sublinhando o tema de que a arte transcende barreiras e permite a apreciação sem julgamentos, conforme destaca Lucimar Maier, professora de artes da APAE.
Além disso, o evento destinará um espaço para feira de artesanato no GRESFI, onde artesãs de diferentes segmentos estarão expondo e vendendo os seus produtos. Eliane Luiza Schaefer, organizadora da feira, menciona que sete artesãs estarão participando, algumas selecionadas pela Feira Armazém do Artesão e outras por convite direto, com o objetivo de impulsionar a economia criativa e divulgar seus trabalhos. Haverá também um espaço decorado para fotos que permitirá que todas as participantes registrem seus momentos durante a corrida e caminhada, além da visita ao artesanato.
Leliane Oliveira e Clelia Lavezzo, da Feira de Artesanato Armazém do Artesão, destacam a satisfação de selecionar marcas para participar da exposição junto à celebração do Dia Internacional da Mulher, proporcionando aos artesãos uma plataforma para mostrar, negociar e promover seus produtos.
Para Ana Biesek, idealizadora da Corrida e Caminhada da Mulher, é uma honra receber mulheres da arte no evento, sempre com foco na inclusão. “Este ano, vamos inovar com a exposição de arte dos alunos da APAE e com a ala do artesanato”, conclui.
Conheça as artesãs do evento:
Solange Cherpinsk trabalha com peças de enxoval de bebês, cama, mesa e banho. Cada peça é produzida com atenção especial para cada cliente. “Quando recebi o convite, aceitei na hora, porque o evento é nosso, de todas as mulheres, e vamos representar muito bem todas as artesãs”, destaca.
- Da redação