Concurso “Pintando as cores da Mata Atlântica” estimula arte e preservação
Em maio, mês dedicado à Mata Atlântica, o Parque das Aves lança o concurso de desenho “Pintando as cores da Mata Atlântica”, convidando todas as idades a retratar, em técnicas livres, a diversidade e importância desse ecossistema. A iniciativa reforça a urgência de conservar um dos biomas mais ameaçados do planeta, que abriga 213 espécies e subespécies de aves, sendo mais da metade em risco de extinção.
“Mesmo com todos os problemas que a Mata Atlântica vem enfrentando ao longo dos anos, ela continua cheia de vida e beleza. Cada desenho é uma maneira única de lembrar o valor desse bioma e de como ele faz parte da nossa história e do nosso futuro”, afirma Melissa Correa, gerente de comunicação do Parque das Aves.
Os três trabalhos mais originais serão escolhidos pela bióloga e fundadora do atrativo, Dra. Anna Croukamp. O primeiro colocado ganha três cortesias no Parque e almoço no Restaurante Sabores da Floresta; o segundo, duas cortesias e duas paletas de PANCs do Complexo Gastronômico; o terceiro, duas cortesias para visitação. Os prêmios são válidos até 30/11/2025, mediante agendamento, e não incluem custos de transporte ou hospedagem.
Para participar, publique seu desenho no feed do Instagram até as 23h59 de 26 de maio de 2025, com o perfil aberto, marcando @parquedasaves e as hashtags #DiadaMataAtlântica2025 e #ParquedasAves. Na legenda, inclua a frase oficial:
“Participei do concurso de desenho Pintando as Cores da Mata Atlântica, do @parquedasaves, para celebrar o Dia da Mata Atlântica!”
Perfis privados serão desconsiderados e o envio autoriza o uso das artes nos canais do Parque.
As obras selecionadas integrarão uma exposição aberta ao público em 27 de maio, Dia da Mata Atlântica, na área de Educação para a Conservação. A ação conecta criatividade e conscientização, reforçando o papel do Parque das Aves, que, em 2024, completou 30 anos dedicado ao resgate e conservação de aves do bioma, desde a extinção confirmada da pararu-espelho em 2016 até os atuais programas de abrigo e pesquisa.
Concurso “Pintando as cores da Mata Atlântica”
Até 26/05/2025, pelo Instagram @parquedasaves (gratuito e aberto a todas as idades). Resultado em 27/05/2025. Mais informações: www.parquedasaves.com.br.
- Da redação com assessoria