Cineclube Cinelatino integra o acervo do Museu Digital UNILA

Toda a história construída ao longo de uma década pode ser acessada na internet

Uma história de cinema, fronteira e memória. A coleção Dez Anos – Cineclube Cinelatino (2012-2022) nasce como um gesto de salvaguardar e celebrar dez anos de trajetória do projeto de extensão Cineclube Cinelatino, que desde suas origens atua como espaço de diálogo, formação crítica e resistência cultural na Tríplice Fronteira (Foz do Iguaçu-BR, Puerto Iguazú-AR e Ciudad del Este-PY).

Disponível de forma virtual, a coleção é um convite à memória colaborativa: um mosaico construído por quem vivenciou o projeto, em diferentes momentos, e ajudou a moldar sua identidade. São depoimentos, um curta-metragem documentário, cartazes e registros das 108 sessões realizadas – tudo reunido para contar como o cinema latino-americano, quando projetado em territórios fora das grandes capitais, pode mobilizar encontros, provocar reflexões e fortalecer vínculos comunitários. Materiais produzidos entre 2012 e 2022 documentam as ações, afetos e experimentações audiovisuais promovidas pelo Cinelatino.

O acervo evidencia também o percurso da curadoria do Cinelatino, cujas escolhas de filmes refletem as urgências do território que habita: Foz do Iguaçu e seus atravessamentos culturais, sociais e políticos. A partir da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), o cineclube expandiu-se por diferentes espaços da cidade, consolidando-se como prática extensionista comprometida com a transformação social por meio da arte.

A coleção integra o acervo Museu Digital UNILA (MUD), somando-se ao esforço de valorizar histórias construídas a partir da UNILA e de seu entorno. Um registro importante para quem se interessa por cinema, educação e memória.

Acesse a coleção através do link https://bit.ly/ApresentacaoCinelatinoMUD

  • Al Cineclube Cinelatino

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *