Biblioteca Pública de Foz do Iguaçu completa 60 anos nesta quarta-feira
Os sessenta anos de existência da Biblioteca Pública Elfrida Engel Nunes Rios, em Foz do Iguaçu, comemorado nesta quarta-feira (06), terá uma programação especial para crianças, jovens e adultos. As atividades iniciam às 9h30 com a com uma contação de história seguida pelo “Parabéns à Biblioteca”, com o corte de bolo para as crianças da Escola Municipal Princesa Isabel e do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Victório Basso, que acompanharão as atividades.
Às 14h uma nova contação de histórias será aberta ao público infantil e às 14h30 uma oficina de bonecos esta programada (esta atividade está com as inscrições encerradas). A noite, às 20h acontece um bate papo literário “pelo mundo das fanfics” com a escritora iguaçuense Lhaisa Andria.
Toda a programação acontece no auditório da Fundação Cultural, anexo à Biblioteca, na Rua Benjamin Constant, nº 62. Em razão das atividades de aniversário, excepcionalmente nesta quarta-feira (06) a Biblioteca estará fechada para atendimento.
Aniversário
A programação de aniversário começou no último sábado (02) e, apesar da chuva, os pequenos compareceram para a contação de história e a oficina de cupcake. Também foi ministrada uma oficina de fotografia com smartphone. As atividades seguirão na segunda e terça (11 e 12), com mediações literárias e na quarta (13) a programação encerra com uma sessão de cinema infantil às 9h e uma oficina de nanquim, às 14h.
Biblioteca
Criada em 06 de setembro de 1963, pela Lei nº 385/63, na gestão do então prefeito Emílio Gomes, a Biblioteca Pública Elfrida Engel Nunes Rios – nome em homenagem à pioneira da cidade – teve sua primeira sede em uma das salas da Prefeitura Municipal. Entre os locais de funcionamento, existe ainda o prédio onde hoje funciona o Fozhabita, o prédio da Câmara Júnior e, no final da década de 80, a Escola Parigot de Souza. Desde 1997, está instalada na atual sede da Fundação Cultural.
A Biblioteca tem hoje mais de 800 leitores ativos, que fazem o empréstimo de livros no local. São mais de 70 mil obras catalogadas à disposição dos moradores, além de 7.300 na Biblioteca Infantojuvenil. A Biblioteca também disponibiliza salas para estudos e pesquisas com wi-fi e realiza projetos de doação de livros ao público.
- AMN / Foto: Thiago Dutra/PMFI