Artesã de Foz, Dirceia Braga, representa a cidade na Semana Paraná no Rio de Janeiro

A economia criativa paranaense, que reúne tradição, talento e inovação, continua em destaque no cenário nacional. A exposição “Sinta o Sul – Bioma Mata Atlântica”, realizada no Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB), no Rio de Janeiro, está promovendo, até o dia 2 de agosto, a diversidade cultural do Paraná por meio de atividades que envolvem gastronomia, artesanato, contação de histórias e muito mais. A Semana Paraná, que ocorre durante a exposição, é uma verdadeira imersão na riqueza cultural do Estado, com destaque para as oficinas, exposições e rodas de conversa que visam apresentar ao público carioca as riquezas do Paraná, como suas lendas, sua gastronomia e, claro, o trabalho dos artesãos.

Entre os participantes, a artesã Dirceia Braga, de Foz do Iguaçu, tem se destacado com suas obras cerâmicas, que trazem em sua essência as tradições da fauna e flora da região. Dirceia é uma das representantes da cidade na exposição e, com seu trabalho, compartilha com o público a beleza das aves locais e o talento que a arte paranaense pode oferecer. Suas peças, como as xícaras de cerâmica pintadas com aquarela e os colares de pássaros feitos com cerâmica de alta temperatura e crochê em fios de cobre reciclados, demonstram a versatilidade e a criatividade da artista, que há 24 anos se dedica ao artesanato como fonte de expressão e renda.

A carreira de Dirceia começou a partir de sua participação no projeto Ñandeva, uma iniciativa do Parque Tecnológico Itaipu e o Sebrae, voltada para o desenvolvimento do artesanato na tríplice fronteira (Brasil, Paraguai e Argentina). Com o apoio da Cooperativa de Artesanato de Foz do Iguaçu (Coart), ela aprimorou suas técnicas e iniciou a comercialização de suas peças. Hoje, com um ateliê próprio, ela leciona cerâmica há sete anos, passando seu conhecimento e paixão pela arte para novos talentos.

Além de suas participações em exposições locais, Dirceia tem se destacado em mostras em outras cidades, como Curitiba e São Paulo, sempre levando o nome de Foz do Iguaçu e o legado cultural paranaense para novos horizontes. Sua participação na Semana Paraná é mais uma oportunidade para o Estado mostrar seu potencial artístico e para Dirceia divulgar sua trajetória, que a transforma em uma das grandes defensoras da arte cerâmica e do artesanato local.

A Semana Paraná no CRAB, com a participação de Dirceia Braga, é uma vitrine importante para o trabalho dos artesãos paranaenses. A mostra reúne mais de 600 peças de 170 artesãos de todo o Estado, com obras que envolvem cerâmica, madeira, fibras e materiais recicláveis, sempre com foco em sustentabilidade e inovação. Este evento fortalece a imagem do Paraná como um polo cultural no Brasil, além de gerar negócios criativos e impulsionar a economia local.

  • Da redação com assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *