A Canja do Galo Inácio 2023 apoia a “Associação Um Chute Para o Futuro”
A “Associação Um Chute Para o Futuro”, escolhida para a Canja/2023, atende ao caráter assistencial, educacional, cultural, filantrópico, de estudos e pesquisas. A entidade foi fundada pelo professor Ronaldo Cléber Cáceres, em 2005, com dez crianças que estavam em situação de risco. Hoje a entidade atende cerca de 320 educandos em vulnerabilidade social, de 06 a 17 anos, no contra turno escolar. Em 2014, o projeto tornou-se muito conhecido ao ser escolhido para o quadro “Um por todos e todos por um” do programa Caldeirão do Hulk – Rede Globo de Televisão – e, foi contemplado com uma reforma completa em sua sede, espaço que é cedido por um empresário em sistema de comodato.
Em 2015, o que era ainda um projeto, transformou em “Associação”, melhorando e ampliando o atendimento às crianças e buscando fontes de recursos financeiros através de Editais de fomento públicos e privados. Em 2017, a Associação, como resultado da participação de seleção de edital da Justiça Federal de Foz do Iguaçu, recebeu um veículo para o transporte das crianças e adolescentes que participam de cursos, treinamentos e palestras.
Em 2018, a entidade desenvolveu várias ações, entre elas, a parceria com a BrazilFoundation para implantação de uma sala de informática, com a aquisição de equipamentos, materiais necessários e o pagamento de um instrutor pelo período de doze meses.
Com a ajuda de doações, a associação realizou importantes obras no imóvel que ocupa, com área total de 800 metros quadrados. Há lá uma biblioteca, a sala de Informática; a quadra de esportes, piscina, campo de futebol, refeitório, cozinha, sala psicossocial e a horta solidária. Dentre as atividades desenvolvidas e oferecidas pela associação estão a oficina de capoeira, karatê, artesanato, futsal, futebol, handebol, jiu-jitsu, teatro, informática, judô, dança, coral, natação, canoagem, vôlei, basquete, inglês, percussão, oficina de crochê, formação para o mercado de trabalho e o importantíssimo atendimento psicossocial.
Com a realização da Canja do Galo Inácio, o valor arrecadado será destinado ao pagamento de salários dos colaboradores, contas, e, na melhoria da estrutura física para o atendimento. Para Ronaldo Cáceres, “a participação no evento ajudará bastante na tarefa de atender as crianças e adolescentes e manter todas as atividades da associação, hoje empenhada em um grande compromisso social”.
A Canja
A Canja do Galo Inácio possui uma fórmula simples: criatividade + força de vontade + informação + animação + solidariedade. Todos os anos, uma comissão escolhe uma entidade voltada para a infância e juventude. Conforme um Estatuto do Evento, o papel do escolhido além de se somar às atividades, ajudando no preparo do alimento, é também na venda de ingressos e comercialização das camisetas. Todos os valores arrecadados serão destinados integralmente à entidade, a exemplo do trabalho que já está sendo realizado com a Associação Um Chute Para o Futuro.
A logomarca do evento é em geral elaborada por um cartunista ou ilustrador. Nomes como Ziraldo, Millor Fernandes, Santiago, Angeli, Bennet, Orlando, Jorge Barreto, Biratan, Gualberto Costa, Custódio, Bosco, dentre outros, aceitaram o desafio de desenhar o irreverente personagem, criado pelo jornalista Rogério Bonato. O desenho é estampado em aventais, camisetas e materiais de divulgação. A estampa para o evento de 2023 foi desenhada pela ilustradora e artista plástica Eliane Luiza Schaefer.
Ao longo da iniciativa, toda a força institucional do evento é revertida em favor da entidade escolhida, tornando suas ações, bem como necessidades, mais conhecidas. A primeira Canja foi um desafio; a intenção era apoiar o Centro de Nutrição Infantil e a ideia deu tão certo, que passou a ser realizada nos anos seguintes, por meio de um grupo de voluntários que se organizava desde a escolha da marca até o feitio do alimento, cumprindo todos os requisitos sanitários e de segurança alimentar. O grupo sempre contou com doações de empresários, comerciantes e de uma rede de simpatizantes e assim cresceu ao longo dos anos, montando uma cozinha completa com fogareiros, panelas, utensílios e recebendo os alimentos em forma de doações, por parte das redes supermercadistas.
A evolução da Canja necessitou aporte; em 2005 passou a ser realizada pelo Provopar e em 2017, pelo Rotary Foz do Iguaçu Grande Lago. Com a proximidade do Carnaval (20/02), os rotarianos e a entidade escolhida já estão trabalhando na organização do evento, que deve ser abraçada por um grande número de voluntários. “Em minha expectativa, teremos um evento muito melhor que nos anos anteriores, sobretudo para começar a planejar os anos seguintes. A Canja do Galo Inácio é uma iniciativa muito respeitada pela sociedade e considerada um bem cultural e social iguaçuense”, disse Fidencio Eduardo Araujo Troche, presidente do Rotary Foz do Iguaçu Grande Lago.
Em janeiro, o Rotary Grande Lago e a Associação Um Chute Para o Futuro divulgarão mais detalhes sobre a iniciativa, bem como o valor da Canja das camisetas.
Fonte: Almanaque Futuro