Vigilância Sanitária confirma primeira morte por covid-19 neste ano, em Foz

A Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde confirmou a primeira morte em decorrência da covid-19 neste ano em Foz do Iguaçu. A vítima é um homem de 66 anos que estava em tratamento contra o câncer. Ele apresentou quadro respiratório e ficou 14 dias internado no Hospital Itamed (antigo Costa Cavalcanti). O registro do óbito é do dia 20 de janeiro. Em 2024, 12 moradores testaram positivo para a doença neste ano no município. No Paraná, foram 8.464 positivados e 44 óbitos de janeiro a março.

No último dia 11 de março completou cinco anos desde que a Organização Mundial de Saúde (OMS) decretou o estado de pandemia em 2020. A Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII) foi encerrada no dia 5 de maio de 2023. O Brasil registrou o primeiro caso no dia 26 de fevereiro de 2020, antes da pandemia, período em que mais de 37,5 milhões brasileiros foram infectados. O Paraná, de acordo com o último boletim da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), foram confirmados 2.727.861 casos, com 44.926 mortes pela Covid-19.

 

Panorama local

Desde o início da pandemia, Foz do Iguaçu registrou 85.910 exames positivados e 1.345 mortes em decorrência das complicações da covid. Em relação a mais recente vítima, por ser um paciente com comorbidades, foram feitos diversos exames para confirmar a exata causa do óbito, por isso a demora na inclusão do caso nos relatórios.

“Nós sempre ficamos em alerta, não só com a Covid, mas também temos os outros vírus respiratórios, que sempre despertam atenção por isso a atenção com a causa exata da morte”, explicou a supervisora em Doenças Transmissíveis da Vigilância Sanitária de Foz do Iguaçu, Pâmela Fragata.

 

No ano

Segundo os dados da Vigilância Sanitária, 12 pacientes testaram positivo para a doença neste ano na cidade. “Nos primeiros meses da pandemia se testava todos os casos, graves ou leves. Agora, mesmo com sintomas respiratórios leves, muita gente não procura uma unidade de saúde. O protocolo atual indica o teste para todos os pacientes com sintomas respiratórios e que demandam internação do paciente”, justificou a supervisora.

No Paraná já são 44 óbitos provocados pelo Covid-19 em 2025: sete em Curitiba, cinco em Londrina,  quatro em Guarapuava, três em Maringá, dois em Medianeira, na Lapa, em Rolândia e em Toledo, um em cada cidade:  Foz do Iguaçu, Ponta Grossa, Nova Londrina, Agudos do Sul, Campina Grande do Sul, Campo Largo, Loanda, Terra Rica, Lobato, Sarandi, Nova América da Colina, Ibaiti, Tomazina e Ouro Verde do Oeste

 

Vacinação

A Secretaria da Saúde de Foz do Iguaçu recebeu recentemente 2.420 doses de vacina contra a Covid-19. Destas, 420 são doses da vacina Pfizer, destinadas às crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias, conforme o calendário nacional de vacinação infantil. As demais 2 mil doses são da vacina Zalika, para pessoas com mais de 12 anos de idade.

A vacinação com a Pfizer, destinada às crianças, levou a Secretaria da Saúde a disponibilização a aplicação em cinco unidades de saúde do município: Cidade Nova, São João, Morumbi 2, Vila Yolanda e Profilurb 2. A medida é necessária para que não haja perda de doses, uma vez que, quando o frasco é aberto, deve ser utilizado em até 12 horas.

Já as doses da vacina Zalika, destinadas às pessoas acima de 12 anos (grupos prioritários, gestantes e idosos), estarão disponíveis em todas as 29 unidades básicas de saúde do município.

  • Da Redação
  • Foto: ABr.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *