Verri diz que os novos diretores da Itaipu serão nomeados após análise da ENBpar
Empresa Brasileira de Participações em Energia Nuclear e Binacional se reúne na quarta-feira (22); Veja lista de favoritos para cada cargo
Os novos diretores executivos da margem brasileira da Itaipu serão nomeados, após análise da Empresa Brasileira de Participações em Energia Nuclear e Binacional (ENBpar), informou nesta quinta-feira (16) o economia Enio Verri, em entrevista coletiva logo após posse como diretor-geral brasileiro da empresa binacional. Para os próximos dias também serão confirmados os nomes dos novos diretores do Conselho de Administração da usina, além do diretor-superintendente do Parque Tecnológico da Itaipu (PTI).
A posse de Enio Verri, no Cineteatro dos Barrageiros, contou com presença dos presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (Brasil) e Mario Abdo Benítez (Paraguai), além de autoridades dos dois países. No encontro com a imprensa, o novo DGB da Itaipu, acompanhado do diretor-geral do lado paraguaio, Manuel María Cáceres, foram indagados principalmente sobre o início das negociações entre os dois países, com foco em assuntos recorrentes: A negociação da nova tabela da tarifa da energia elétrica para este ano e também das tratativas para a revisão do Anexo C, a partir de agosto próximo.
Antes Lula e Benítez tiveram uma reunião reservada para alinhar os assuntos. A intenção é que a revisão do tratado contemple as características regionais e seus aspectos sociais e econômicos, afirmaram. Sobre os novos diretores, Enio Verri ressaltou que é necessária a atualização da diretoria-executiva para criar uma agenda de reuniões com o lado paraguaio. Ele comentou sobre a troca da atual diretoria executiva, composta pelo diretor-geral e mais cinco cargos e que atualmente estão sendo ocupados pelo antigo governo.
“Quero deixar muito explícito. Não se trata de fazer nenhuma crítica à diretoria que ainda está”, reforçou o DGB. “Trata-se de entender que é um novo governo, uma nova concepção do papel do estado na vida das pessoas, uma nova maneira de ver as políticas que a Itaipu vai desenvolver no Brasil, portanto eles serão trocados, pois representam um outro momento na política brasileira”, afirmou.
Os prováveis nomes para ocuparem as diretorias executivas já foram ventilados na imprensa por fontes próximas ao governo petista. Entre os cotados estão Carlos Carboni na Diretoria de Coordenação; Luiz Fernando Delazari na Diretoria Jurídica; Pedro Guerra na Diretoria Financeira e Paulo Porto na Diretoria Administrativa. O nome da Diretoria Técnica ainda não foi definido. O ex-deputado federal Irineu Colombo pode ser nomeado no PTI.
- Da Redação / Foto: Rubens Fraulini / Itaipu Binacional