Vacinação contra gripe tem Dia D com cinco UBS abertas neste sábado (10)

Diante da baixa adesão da população à campanha de imunização contra a gripe, a Secretaria Municipal de Saúde de Foz do Iguaçu organiza para o próximo sábado (10) o Dia D de Vacinação. Cinco Unidades Básicas de Saúde (UBSs) abrirão das 8h às 17h para aplicar doses da vacina contra a influenza, além de outras vacinas do calendário e serviços básicos de saúde.

A ação busca aumentar a cobertura vacinal justamente no período em que os atendimentos por síndromes respiratórias começam a crescer nas unidades e UPAs da cidade. Desde o início da campanha, em abril, apenas 20.100 doses foram aplicadas, número bem abaixo da meta de 90 mil pessoas imunizadas entre os grupos prioritários.

“Iniciamos a campanha no início de abril para nos adiantarmos ao período em que há maior circulação de vírus, quando as temperaturas diminuem, mas a adesão ainda está baixa. Por isso, vamos abrir as unidades no sábado para incentivar que mais pessoas compareçam e levem seus familiares que fazem parte dos públicos-alvo”, explica o secretário municipal de Saúde, Fabio de Mello.

Estarão em funcionamento as unidades dos bairros Cidade Nova, São João, Morumbi 2, Profilurb 1 e Maracanã. A oferta também incluirá serviços como coleta de preventivo, consultas médicas e atendimentos de enfermagem.

A campanha contra a influenza é voltada a crianças de 6 meses a menores de 6 anos, idosos a partir de 60 anos, gestantes e puérperas. Também fazem parte do público-alvo os povos indígenas, comunidades quilombolas, pessoas em situação de rua, profissionais da saúde, professores, trabalhadores das forças de segurança, portuários, caminhoneiros, motoristas e cobradores do transporte coletivo, carteiros, presos e funcionários do sistema prisional. Jovens sob medidas socioeducativas e pessoas com doenças crônicas ou condições clínicas especiais também estão incluídos, independentemente da idade.

A vacinação segue em todas as unidades de saúde durante os dias úteis, mas a realização do mutirão neste sábado é uma estratégia da Secretaria de Saúde para alcançar um número maior de pessoas fora do horário comercial, diante do aumento da circulação de vírus com a queda das temperaturas.

  • Da redação com PMFI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *